Mostrar mensagens com a etiqueta Bibl. Mun. Álvaro de Campos. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Bibl. Mun. Álvaro de Campos. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

SILVESTRE FALCÃO - UM PERCURSO POLÍTICO REPUBLICANO


Vai realizar-se no próximo dia 2 de Dezembro, em Tavira, na Biblioteca Municipal Álvaro de Campos, pelas 21 horas, uma conferência com o Eng. Luís Guerreiro, subordinada ao título: Silvestre Falcão - Um percurso político republicano.

Silvestre Falcão, médico republicano, foi um dos companheiros de curso de António José de Almeida, em Coimbra. Colaborou desde muito cedo na imprensa republicana em Coimbra e depois a nível nacional. Concluído o curso instalou-se em Loulé, onde exerceu medicina durante alguns anos, passando depois a Tavira onde foi um dos dinamizadores do Partido Republicano local juntamente com o seu colega António Padinha e Zacarias Guerreiro. Enquanto os últimos permanceram sempre ligados a Tavira, onde exerceram funções a nível local durante a República. Silvetre Falcão foi chamado a desempenhar cargos de maior responsabilidade. Foi Governador-Civil de Coimbra,Ministro, deputado e depois Senador.

Luís Guerreiro, o conferente, é Engenheiro, mas um apaixonado pela História Local e Regional. Colaborador, à longos anos da imprensa regional, Chefe de Divisão na Câmara Municipal de Loulé, bibliófilo reconhecido e detentor de uma das boas bibliotecas particulares que existe na região.

Uma actividade a não perder.

A.A.B.M.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

CICLO DE CONFERÊNCIAS DE HISTÓRIA DO ALGARVE




A Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de Tavira vão levar a efeito durante o ano lectivo de 2008/2009 um conjunto de oito conferências sobre História do Algarve, com especialistas nos diferentes períodos ligados ao Departamento de História, Arqueologia e Património da referida Universidade.

As actividades iniciar-se-ão no próximo dia 26 de Novembro e decorrerão sempre nas instalações da Biblioteca Muncipal Álvaro de Campos, pelas 18 horas. Entre os conferencistas destacam-se José Eduardo Horta Correia e António Rosa Mendes.

Uma iniciativa a acompanhar com atenção por parte dos algarvios.

A.A.B.M.