sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A CONTRA-REVOLUÇÃO NA I REPÚBLICA (1910-1919)




O Autor, Miguel Dias Santos, a Imprensa da Universidade de Coimbra e a livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra têm o prazer de convidar V. Exa. para a apresentação da obra A contra-revolução na I República (1910-1919), volume da Colecção "República".
O evento ocorrerá dia 21 de Fevereiro (2.ª-feira), na livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra, pelas 18h30 e a apresentação da obra será feita por Rita Garnel.

Sinopse:
Este livro analisa a contra-revolução enquanto fenómeno político, ideológico e militar. Por um lado, desvenda o complexo labiríntico de conspirações, tramas e revoltas com que a reacção monárquico-clerical procurou derrubar a república, tendo como clímax a restauração da monarquia no norte, em 1919, operada pelo exército. Por outro, analisa a ideologia da contra-revolução, fundado no pressuposto de que a doutrinação monárquica reivindicou e elaborou um projecto ideológico conservador alternativo à mundividência republicana e ao seu projecto de modernização da sociedade portuguesa. Se a contra-revolução findou no fracasso da monarquia do norte, a ideologia antiliberal e antidemocrática lançou raízes profundas numa sociedade marcada pelo conflito permanente entre o conservadordorismo da estrutura social e económica e o radicalismo da ideologia republicana.

Ver a referência ao evento AQUI.


Sobre o autor:
Miguel Dias Santos
É doutorado em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor do ensino secundário, é investigador no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra. Para além de vários artigos em revistas científicas, publicou: Os Monárquicos e a República Nova, Coimbra, Quarteto Editora, 2003; “Arlindo Vicente Centenário do Nascimento, Óleo, Aguarela, Desenho, Ilustração” (colaboração), Oliveira do Bairro, Comissão Promotora das Comemorações e Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, 2007; Arlindo Vicente e o Estado Novo. História, cultura e política, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2006; Arlindo Vicente e a Oposição. As Eleições Presidenciais de 1958 (organização e apresentação), Oliveira do Bairro, Câmara Municipal, 2009; Público e Privado. Presidentes da Primeira República Portuguesa (Colaboração), Câmara Municipal de Celorico da Beira, 2010. É fundador e coordenador da Revista Paideia, Revista da Escola Secundária de Peniche. Colaborou em diferentes projectos no contexto do Centenário da República, entre os quais se contam o Dicionário de História da República e do Republicanismo e Os Presidentes do Parlamento Português na Primeira República.

Análise de trabalhos publicados por este autor:
Ver AQUI.

Um evento que recomendamos vivamente.

A.A.B.M.

Sem comentários: