![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgw9k5y4caxHuydxQ25AeLYsMLmBkNjTQb83H-ADAuA-3kKe3A5xVh2Tjb0p70bf7MrcxXlQtB4X-hDhUdxWYmr_JJHVqJzuUdqxHygiCcg-v1y958wL_iOJD0IsEcdlTqNC0JnvA/s400/Cemit%25C3%25A9rio+Loule_Culto_Cultura_2012.jpg)
No âmbito das comemorações do Dia Mundial dos Monumentos e Sítios realiza-se no próximo dia 21 de Abril, em Loulé, uma visita guiada pelo cemitério local. Conduzem a visita dois apaixonados pela história local: Luís Guerreiro e Luísa Martins.
A investigação sobre a importância dos cemitérios tem vindo a aumentar e, não só em Portugal, mas sobretudo os estrangeiros têm vindo a explorar melhor as potencialidades destes espaços. Nos cemitérios, encontram-se não somente dados sobre pessoas mais ou menos conhecidas no meio local, muitas vezes preservadas na toponímia local, mas também verdadeiras obras de arte: esculturas, trabalhos em ferro forjado, campas e lápides com frases, poemas, símbolos, jazigos construídos em mármore, granito ou em calcário, entre muitas outras coisas.
Os cemitérios são lugares fascinantes, cheios de símbolos, obras de arte e mistérios. Já existem alguns estudos sobre a importância destes espaços em Portugal, como este que encontramos AQUI, AQUI ou AQUI.
Os contactos e o horário constam no cartaz publicado acima.
Uma atividade diferente e certamente interessante.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário