quinta-feira, 17 de maio de 2012
I CONGRESSO ANUAL DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA
Iniciam-se amanhã em Lisboa, na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, os trabalhos do I Congresso de História Contemporânea.
Uma iniciativa a a todos os títulos louvável que junta os muitos investigadores que trabalham sobre uma imensa multiplicidade de temas possíveis do mundo contemporâneo. Iniciativa que se saúda, porque junta investigadores dos vários centros de investigação das nossas universidades, que vão apresentar alguns dados preliminares das investigações que têm em curso e, outros, o resultado das suas investigações já concluídas.
Contando com alguns dos nomes de referência na investigação histórica do nosso país e sobretudo com jovens investigadores conforme se pode constatar consultando os currículos dos conferencistas que estão disponíveis AQUI.
O congresso inicia com uma conferência inaugural de Eduardo Lourenço, que não podemos deixar de recomendar a todos os interessados e organiza-se em vários painéis, a saber:
Ainda durante a manhã de dia 18:
- Mesa redonda: Portugal Contemporâneo. História e Historiografia
A) No Auditório B
- Fazer História
- Sociedade e Trabalho
- Economia: agentes e actividades
B) Na Sala do Senado (no dia 18 de Maio, a partir das 14 horas e em simultâneo com o Auditório B)
- História das Relações Internacionais
- Ciência e História da Medicina
- Ensino, Ciência e Investigação
No dia 19:
No Auditório A:
- História & Território
- Liberalismo
- República e Republicanismo
- Guerra
- Diplomacia e Relações internacionais
No Auditório B:
- Religião
- Regimes, Poder e Propaganda
- Resistência e Oposição
- Revolução e Democracia
- Violência Política
Na Sala do Senado:
- Cultura
- Arte, Cultura e Política Cultural
- Colónias e Colonialismo
- Descolonização e Pos-colonialismo
Ao longo de dois dias de intenso trabalho vão ser apresentadas mais de uma centena de comunicações por cerca de 120 conferencistas.
O programa completo do congresso pode ser conultado AQUI (Blogue do congresso) e obtido de forma detalhada AQUI.
Uma excelente oportunidade para os investigadores trocarem conhecimentos, conhecerem outros projetos em curso, pessoas e contatos, fontes e arquivos a consultar, obras a ler e metodologias a conhecer.
Desejamos aos organizadores um grande sucesso e que esta iniciativa se passe a realizar numa base regular, em geral anualmente, de preferência de forma rotatitiva, e permita a todos os participantes com comunicação ou não, a saírem do congresso motivados e empenhados na repetição da iniciativa.
Contaram e voltarão certamente a contar com este humilde espaço dedicado à História Contemporânea para divulgar estas iniciativas.
A.A.B.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário