quinta-feira, 20 de junho de 2013

DELFIM SANTOS E A PEDAGOGIA EXISTENCIAL: CONFERÊNCIA

Amanhã, 21 de Junho de 2013, pelas 21.30 h, realiza-se mais uma conferência do ciclo Pedagogos e Pedagogia em Portugal, organizado pelo Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão.

Desta vez, a convidada vai analisar o contributo do Professor Delfim Santos (1907-1966) no domínio da Pedagogia, neste caso, em particular a pedagogia existencial que ele preconizou. Para quem procure mais informação sobre a personalidade recomendamos uma visita demorada, porque merece, ver AQUI, com muita informação detalhada Livros, Bibliografia, Iconografia, Museu, Arquivo e Blogue com actualizações constantes AQUI

Por outro lado, AQUI, também se encontram algumas notas muito interessantes sobre o contributo deste filósofo e pedagogo português do século XX. Neste caso, analisando muito particularmente a obra filosófica de Delfim Santos.

Também o Instituto Camões tem na sua página sobre a Filosofia Portuguesa algumas notas sobre Delfim Santos que convém analisar, consultar AQUI.

Sobre a conferencista convidada Cristiana Soveral, pode ler- se:
Com a licenciatura em Filosofia pela faculdade de Letras da Universidade do Porto, mestrado em Educação/Filosofia da Educação pela Universidade Católica de Petrópolis e um Doutoramento em Ciências da Educação/Filosofia da Educação pela UTAD, Cristiana Soveral é actualmente em Portugal uma das maiores especialistas do pensamento de Delfim Santos. Para além de ter já publicado “A Filosofia Pedagógica de Delfim Santos” (2000), “Filosofia da Educação: principais linhas da filosofia moderna” (2001), assim como colaboração no V Volume da “História do Pensamento Filosófico Português” (2000), Cristiana Soveral tem no prelo alguns livros sobre Delfim Santos. Paralelamente, tem publicado e organizado, através da Fundação Calouste Gulbenkian, as Obras Completas de Delfim Santos.
[Com a devida vénia, o texto foi recolhido no blogue de Amadeu Gonçalves AQUI.]

Com os nossos votos do maior sucesso para mais esta louvável iniciativa.

A.A.B.M.

Sem comentários: