segunda-feira, 1 de julho de 2013

"VIVER E RESISTIR NO TEMPO DE SALAZAR", POR ALICE SAMARA E RAQUEL HENRIQUES

Vai ser apresentado, no próximo dia 6 de Julho, em Setúbal, na Casa da Cultura, Sala José Afonso, pelas 21:30 h, a obra de Maria Alice Samara e Raquel Pereira Henriques, recentemente publicada com o título em epígrafe.

Esta obra resulta de um conjunto de entrevistas, de histórias reais na primeira pessoa de quem viveu  e procurou resistir ao poder da ditadura salazarista. 

O evento é promovido pela Associação José Afonso, de Setúbal e conta com a presença das duas autoras.

O convidado para apresentar a obra é o Doutor João Madeira.

Pode ler-se na nota de divulgação da obra:

Este livro nasceu da recolha de histórias de vida através de várias entrevistas que ajudaram a compor um quadro mais completo, abrangente e pessoal do que foi viver no tempo de Salazar, viver em tempos que para muitos foram de silêncio e de medo, mas também de luta e de coragem. E, em certo sentido, de esperança. Cada pessoa entrevistada abriu um mundo, o seu mundo, sendo que a linha transversal a todas as histórias que foram recolhidas é a ideia de resistência, assumida nos seus diferentes significados e práticas. O livro divide-se em duas grandes partes. A primeira diz respeito aos aspetos do quotidiano e às diferentes formas de viver - e sobreviver - no Portugal do século XX. A segunda procura compreender processos de politização, espaços e formas de resistência. Finalmente, em jeito de epílogo, ouvem-se algumas impressões já sobre o 25 de Abril de 1974.


Sobre esta obra, pode ser encontrado um video com entrevista às autoras AQUI.

Uma que se recomenda e que muitos portugueses certamente ainda recordarão. Além disso, convém que a memória se vá preservando e os testemunhos na primeira pessoa são fundamentais.

A.A.B.M.

Sem comentários: