Amanhã, dia 25 de Novembro, assinala-se uma etapa importante na consolidação da Democracia em Portugal. Nesta mesma data, em 1975, Portugal esteve muito perto de conhecer um período de guerra civil.
As opiniões políticas na época, depois do denominado Verão Quente, estavam exacerbadas de todos os lados e os líderes políticos encontravam-se entrincheirados nas suas convicções e ideologias. Todos procuravam defender as suas causas e o contexto era tenso nos seus diferentes planos.
A Associação 25 de Abril vai assinalar a efeméride com um frente-a-frente entre alguns dos protagonistas. Pode ler-se na nota de divulgação do evento na Associação 25 Abril, via Facebook:
O papel do 25 de Novembro na história da democracia em Portugal, analisado sob os diferentes olhares dos protagonistas que estiveram em trincheiras opostas - Otelo Saraiva de Carvalho e Vasco Lourenço- e o olhar interpretativo e sintético do historiador António Reis.
O evento vai ter lugar na Sociedade Portuguesa de Autores, em Lisboa, pelas 18.30 h.
Curioso é como o acontecimento, passadas quase quatro décadas, ainda provoca tanta polémica e comoção entre muitos dos que viveram os acontecimentos.
A acompanhar com atenção.
[Negritos da nossa responsabilidade.]
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário