Em finais de Agosto de 1896, constituiu-se em Lisboa, o denominado Grupo Republicano de Estudos Sociais, onde é possível encontrar alguns dos nomes importantes da vida cultural e política portuguesa no século XX, já a colaborarem ou a aproximarem-se do Partido Republicano.
Este manifesto do Grupo Republicano de Estudos Sociais que acima se apresenta, consta de um conjunto de princípios orientadores que reunem à sua volta dezenas de médicos, advogados, homens de letras e bacharéis pelo País, num total de 68 personalidades que subscrevem o documento, sendo oriundos das mais variadas localidades de norte a sul do País. Ao longo do tempo e em várias localidades foi realizando conferências, comícios. Durante o VII Congresso do Partido Republicano, realizado em Coimbra, entre 25 e 27 se Setembro de 1897, a actividade do grupo foi reconhecida e alguns dos seus fundadores e elementos directivos passaram a integrar o Directório do partido.
Este grupo, dentro da organização política dos republicanos, acabou por dar origem em 1900 à Liga Académica Republicana. Desenvolveu um trabalho de consolidação e reconhecimento intelectual do partido através de diversas acções públicas e da divulgação do ideário republicano através de conferências e comícios.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário