A revista Renovação publicou-se em Lisboa entre 2 de Julho de 1925 e 15 de Junho de 1926. Sub-intitulada Revista Quinzenal de Arte, Literatura, e Actualidades. A publicação era impressa na Imprensa Beleza que se situava na Rua da Rosa, nº 99 a 107, enquanto a redacção e administração se situavam na Calçada do Combro, 38-A, 2º.
Esta revista que era dirigida por Gonçalves Vidal e editada por Alexandre de Assis.
Era propriedade do jornal operário A Batalha, situando-se muito próximo dos ideais anarquistas, defendendo o sindicalismo revolucionário preconizado na altura pela Confederação Geral do Trabalho (C.G.T.). Muitos dos seus colaboradores eram também colaboradores da Batalha e, entre eles encontramos personalidades sonantes da nossa literatura do início do século XX como Ferreira de Castro, Rocha Martins, Emílio Costa, Julião Quintinha, Ladislau Batalha, Mário Domingues, Augusto Pinto, Nogueira de Brito, Jaime Brasil, Bento Faria, David de Carvalho, Eduardo Frias, Cristiano Lima e contando com ilustrações de Stuart Carvalhaes e Roberto Nobre.
Ao longo dos 24 números que se publicaram, encontram-se curiosas fotografias a ilustrar a secção de Actualidades, com textos curtos mas de feição doutrinal. As temáticas da revista eram diversificadas e passavam pelas artes plásticas, pela valorização do papel da mulher, pela memória do movimento anarquista internacional com biografias de alguns elementos em destaque, pelas viagens e pelas mentalidades da época.
A publicação desta revista foi suspensa depois do 28 de Maio de 1926, com o aparecimento da Censura e a destruição da redacção, após os acontecimentos de 3 e 7 de Fevereiro de 1927.
BIBLIOGRAFIA:
- CABRITA, Maria João, "Alguns filamentos da textura conceptual do Suplemento Literário de A Batalha (1923/1927)"
-PIRES, Daniel, Dicionário da Imprensa Periódica Literária Portuguesa do séc. XX (1900-1940), Grifo, Lisboa, 1996, p. 303.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário