Realiza-se amanhã, 4 de Abril de 2014, em Vila Nova de Famalicão, no Museu Bernardino Machado, mais uma sessão do ciclo dedicado ao tema Ideias e Práticas do Colonialismo Português.
Desta vez o orador convidado é o professor Sérgio Neto, que vai apresentar uma reflexão sobre o papel de Norton de Matos no contexto da colonização portuguesa dos inícios do século XX e algumas das ideias que tentou aplicar, sobretudo na colonização de Angola.
Sobre o palestrante pode ler-se na divulgação do evento feita pelo blogue de Amadeu Gonçalves, Do Presente...
O orador convidado para a próxima conferência do Ciclo “Ideias e Práticas do Colonialismo Português” é o professor Sérgio Neto, com o título “De Goa a Luanda: pensamento e acção de Norton de Matos”. A conferência, que se realiza no Museu Bernardino Machado (V. N. de Famalicão) no próximo dia 4 de Abril pelas 21h30, é de entrada livre e os participantes receberão o certificado de presença. O professor Sérgio Neto é licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2000), tendo-lhe sido então atribuído o prémio Eng.º António de Almeida. Investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), concluiu o Mestrado em História Contemporânea (2007) e encontra-se inscrito no Doutoramento em Altos Estudos Contemporâneos (Universidade de Coimbra), com uma dissertação que versa o pensamento colonial de Norton de Matos, aguardando a marcação das provas públicas. Professor do ensino básico e secundário, lecionando presentemente no Agrupamento de escolas Domingos Sequeira (Leiria), Sérgio neto tem vindo a desenvolver investigação sobre a história político-cultural de Cabo Verde desde 2001, ganhando o prémio “Estímulo à Investigação”, do Serviço de Ciência da Fundação Calouste Gulbenkian. Publicou “Colónia Mártir, Colónia Modelo. Cabo Verde no pensamento ultramarino português (1925-1965) (Coimbra, 2009), obra que foi distinguida com uma Menção Honrosa do prémio Victor de Sá de História Contemporânea para Jovens Investigadores (Universidade do Minho).
Uma nota curricular do conferencista pode também ser consultada AQUI.
Um evento de muito interesse, que temos vindo a divulgar junto de todos os que nos vão acompanhando nestas demandas pela recuperação da memória histórica do nosso País.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário