terça-feira, 13 de maio de 2014

RECORDAR O CONGRESSO NACIONAL REPUBLICANO DE 16 DE MAIO DE 1914 NA FIGUEIRA DA FOZ

 
CONFERÊNCIA: "RECORDAR O CONGRESSO REPUBLICANO DE 1914 DA FIGUEIRA DA FOZ
 
ORADORES: Prof. Rui Cascão e Prof. Fernando Catroga;
 
DIA: 16 de Maio 2014 (21,30 horas);
LOCAL: Biblioteca Municipal da Figueira da Foz;
 
ORGANIZAÇÃO: Divisão de Cultura da C. M. da Figueira da Foz
 
Quatro anos depois da implantação da República, a Figueira da Foz acolheu a 16, 17 e 18 de maio de 1914 o Congresso do Partido Nacional Republicano. Exatamente cem anos depois, a Divisão de Cultura convidou os Professores Rui Cascão e Fernando Catroga para uma conversa com a comunidade figueirense,  a realizar na Biblioteca Municipal, dia 16 de maio, pelas 21h30,  oportunidade singular para conhecer alguns aspetos relevantes deste marcante evento do ideário republicano” [via Divisão de Cultura da CMFF]
 
Entre os dias 16 e 18 de Maio de 1914, decorreu na Figueira da Foz o CONGRESSO Ordinário do PRP. Marcaram presença, entre os elementos do Directório e os inúmeros (1300) congressistas, o dr. Afonso Costa, Estêvão de Magalhães, António Maria da Silva, António Macieira, Raul Tamagnini, João de Deus Ramos, Álvaro de Castro, Alberto Xavier, os deputados Victorino Magalhães, Pedro Botto Machado. Usaram da palavra (entre outros, e sob a presidência do dr. Lima Bastos) o dr. Baldaque da Silva [pres. da Comissão Municipal da Figueira da Foz, que saudou – no Casino Mondego - os congressistas, em nome dos republicanos figueirenses], Manuel Gaspar de Lemos, Evaristo de Carvalho, Afonso Costa, Cerveira de Albuquerque, Ferreira da Fonseca, Ricardo Covões, Artur Leitão, Ferreira da Oliveira, Abílio Pereira da Silva, Pinto Torres, Reis Silveira, António Lírio Franco, Palma da Veiga, Oliveira Santos, Rodrigo Rodrigues, Norton de Matos, o padre Henrique Coelho (sobre a Lei da separação da Igreja do Estado), Tavares da Fonseca, Raimundo Alves, Acácio Eduardo Santos, Sousa Júnior, Germano Martins, Ramos da Costa, Santos Silva, Lopes da Gama, Dagoberto Neves (em nome do professorado), … Dos enviados especiais, registe-se a comparência de André Brun (A Capital), Herculano Nunes.
 
As teses a debate foram importantes [fugindo ao lugar-comum da eleição do novo Directório e demais representantes], marcando um conjunto de questões [curiosamente, algumas ainda persistem], entre as quais: o recenseamento, a questão da lei eleitoral (relator: Ferreira da Fonseca); a obrigatoriedade do exercício do voto, representação proporcional, os círculos uninominais ou plurinominais (relatores: Henrique Cardoso e Carneiro Franco); a municipalização dos serviços públicos (relator: Ernesto Júlio Navarro); sobre o “Ensino Neutro” (relator: Gastão Correia Mendes, dado a ausência de João de Barros); sobre o “Estatismo e o Ensino Público” (relator: João de Deus Ramos); sobre “O imposto de Rendimento e a remodelação dos outros impostos” (relator: Álvaro de Castro); as atribuições do Presidente da República (relator: Alberto Xavier).
 
Uma "CONVERSA"  a acompanhar com toda a atenção!
 
J.M.M.

Sem comentários: