No próximo dia 27 de Julho, pelas 17 horas, vai ser apresentada a obra de João Lázaro, O Despontar do Movimento Operário Português na Esfera Pública. Das Práticas ao Debate Parlamentar (1850-1860), com edição da Chiado Editora.
A apresentação vai estar a cargo da Doutora Maria Alice Samara e vai decorrer na Livraria Desassossego, situada na Rua de São Bento, 34, em Lisboa.
Pode ler-se no prefácio da obra, da autoria da Professora Doutora Fátima Sá e Melo Ferreira (CEHC-Instituto Universitário de Lisboa):
Ao revisitar as práticas, os conceitos e os discursos que a partir dos anos de 1850 estiveram na origem da formação do operariado como sujeito político em Portugal, o autor deste livro resolve de forma feliz este aparente dilema ao convocar autores clássicos destas matérias como César Oliveira, Carlos da Fonseca ou José Manuel Tengarrinha, entre outros, para, a partir das suas obras mas sem a elas ficar preso, proceder a um inquérito próprio sobre o “despontar do movimento operário na esfera pública.
Pode consultar-se também o Índice da obra acima, para verificar os assuntos tratados ao longo da obra.
Com os votos do maior sucesso para esta iniciativa.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário