Maximiano
d’Aragão, "Imprensa no Districto de Viseu. Fragmento Histórico” (2ª ed.), Vizeu,
Typ. Popular d’A Liberdade, 1900, 70 pgs.
► Trata-se de um curioso (e valioso) opúsculo de autoria de Maximiano d’Aragão
[1853- 2 de Julho 1929; nascido em Fagilge (Mangualde), advogado, bacharel em Teologia, professor e reitor do Liceu de Viseu, foi um incansável estudioso e investigador da cidade e do distrito de Viseu, nas sua várias vertentes, com obra feita e publicada de muito merecimento. Em 1914 reside em Lisboa, sendo professor no Liceu Camões, trabalhando no então denominado, Ministério de Instrução]
referente à imprensa periódica de Viseu. O “subsídio de inventariação” (de 1848 a 1900) de Maximiano [Pereira da Fonseca] d’Aragão ou notícia acerca da imprensa periódica visiense, é a atualização do seu trabalho datado de 31 de Janeiro de 1880. Inclui notícias, ainda, das tipografias existentes em Viseu.
O porfiado trabalho de Maximiano de Aragão teve a sua continuação com a atualização feita por A. Campos [em 1922 e 1923 – sobre o assunto da inventariação da imprensa periódica no distrito de Viseu, ver António João Cruz, AQUI ou AQUI] e que deu conta da existência de perto de 120 publicações periódicas.
FOTO via In-Libris
J.M.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário