Assinalando o 5 de Outubro e a Implantação da República realizam-se vários momentos comemorativos pelo País envolvendo diferentes actividades. Assim, e fazendo uma recolha rápida entre diversas iniciativas, deixam-se várias sugestões aos que acompanham este tipo de momentos em várias regiões de Portugal.
O Grande Oriente Lusitano realiza em Lisboa, pelas 11 horas a tradicional deposição do ramo de flores junto ao monumento a António José de Almeida e durante a tarde, a partir das 15 h, na sala José Estevão do Palácio Maçónico, realiza uma cerimónia pública evocativa dos maçons portugueses mortos durante a Grande Guerra. As cerimónias podem ser consultadas AQUI.
O município de Fafe realiza também as comemorações do 5 de Outubro, com início às 09h00, com a Alvorada de Morteiros, seguindo-se, às 10h15, o Hastear da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho, com o desfile da Fanfarra dos Escuteiros de Fornelos. Depois, a partir das 10h30, tem lugar no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fafe, a Sessão Solene que homenageará cinco personalidades fafenses com a Medalha de Mérito Concelhio. Pode consultar-se o programa das comemorações AQUI.
Também em Vila do Conde, o município assinala o evento com o hastear da Bandeira Nacional, às 10h30, na Praça Vasco da Gama, junto ao edifício dos Paços do Concelho, na presença do Corpo Ativo e Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde. Logo a seguir à cerimónia, terá lugar a habitual romagem de saudade ao cemitério do Monte do Mosteiro, em cujo cruzeiro será colocada uma coroa de flores em memória dos Republicanos falecidos. Mais informações AQUI.
O município de Alpiarça realiza também a tradicional deposição do ramo de flores às 11.30h, homenageando José Relvas e os republicanos, no Jardim Municipal. Pelas 17 horas haverá um momento musical com espectáculo de música popular no Auditório da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça. Informações complementares poderão ser obtidas AQUI.
Em Penacova realiza-se também a habitual deposição do ramo de flores junto do busto do Dr. António José de Almeida pelas 10h, seguindo-se depois a apresentação do projecto Biblio e Cidadania. O cartaz do evento pode ser consultado AQUI.
Em Aljustrel, a Biblioteca Municipal inaugura uma exposição biobibliográfica subordinada ao seguinte título: Brito Camacho: o homem e a obra. Brito Camacho era natural de Rio de Moinho, exerceu entre outros cargos, o de Ministro do Fomento entre 1910 e 1911. A iniciativa dá a conhecer Brito Camacho “enquanto homem, escritor e politico nas suas várias vertentes”, diz Francisca Branco, bibliotecária coordenadora. A exposição com livros, textos e alguns apontamentos vai estar patente ao público até ao dia 31 de Outubro. A divulgação do evento foi feita AQUI.
Apela-se à participação dos nossos concidadãos nos eventos que vão tendo lugar por todo o País.
A.A.B.M.
Sem comentários:
Enviar um comentário