terça-feira, 5 de setembro de 2023

JOAQUIM FEIO (1952-2023): IN MEMORIAM

 

Retirado da página da FEUC, com a devida vénia:

Joaquim Feio nasceu em Lisboa, em 1952. Licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa (atual ISEG), em 1975 ingressou na FEUC como Assistente.

Bibliófilo de fina sensibilidade, desde cedo apaixonou-se pela história do pensamento económico. Os primórdios da economia política, os grandes debates e as correntes do pensamento económico, as obras seminais da ciência económica, eram essas as suas leituras de eleição, juntamente com a literatura e com a poesia.

Homem culto e grande leitor de tudo o que se relacionasse com a vida humana e com a organização social e económica, Joaquim Feio lia e escrevia em diversas línguas, privilégio que partilhou com os amigos e leitores em diversos livros de poesia que publicou, em especial no seu fabuloso e pioneiro Two Poetical Tracts & a Post Scriptum (2003). A cultura italiana e o universo cultural das Espanhas interessaram-no sempre de forma particular. Aprendia-se muito com o Joaquim. Sabia de tudo e estava sempre disponível para uma conversa sem rumo, à volta dos livros, no corredor da Faculdade. Antes da era do produtivismo apressado, a Universidade beneficiou muito da presença e do trabalho de personalidades como Joaquim Feio.

Joaquim Feio foi um dos professores que mais se dedicaram à FEUC e que mais contribuíram para o percurso da Faculdade ao longo de várias décadas. Lecionou inúmeras disciplinas, tendo sido regente, entre outras, de Organização Económica Internacional, História do Pensamento Económico, Economia Política Internacional e Introdução à Economia. Entusiasta da construção europeia, participou sempre, ativamente, nos programas e iniciativas de mobilidade de estudantes e professores da FEUC (foi coordenador do GRI entre 2004 e 2011). Além disso, teve uma participação muito generosa e ativa nos órgãos de gestão da FEUC, como membro do Conselho Diretivo (1976 a 1979), do Conselho Pedagógico (1985-1991), da Assembleia de Representantes (1977-1979 e 1985-1993) e, também, no Senado da Universidade de Coimbra (1992-1993). Em 2003-2004 foi vice-presidente do Conselho Diretivo da FEUC. Aposentou-se em abril de 2011. 

[Texto assinado por Álvaro Garrido, diretor da FEUC]

O velório realiza-se na Igreja de Santo António dos Olivais, em Coimbra, a partir das 15h, de terça-feira.

As cerimónias fúnebres realizam-se amanhã, quarta-feira, a partir das 10h da manhã, na Capela de São Miguel, da Universidade de Coimbra. Haverá missa de corpo presente e, de seguida, o corpo seguirá para o Crematório de Taveiro.

As nossas condolências para toda a família e amigos.

A.A.B.M.

J.M.M.


Sem comentários: