Tal como afirmámos, vamos tentar coligir algumas efemérides e personalidades que foram ficando mais ou menos esquecidas na construção do regime republicano em Portugal. Nesta primeira fase, procuraremos assinalar, especialmente, a luta pela implantação do Partido Republicano na Monarquia Constitucional.
Tendo plena consciência que não nos será possível referir todos os acontecimentos e datas marcantes, acabaremos por sugerir algumas que nos parecem mais pertinentes como: início de publicação de jornais ou outras publicações republicanos pelo País, datas de nascimento ou de falecimento de algumas das figuras que mais marcaram o Partido Republicano, em Portugal.
Sempre que possível, e de acordo com os nossos conhecimentos, divulgaremos também alguma bibliografia que vai sendo publicada sobre esta temática.
Vejamos então alguns acontecimentos marcantes no mês de Novembro:
dia 1
1882: publicam-se em Lisboa os primeiros números dos jornais Era Nova e Trinta Diabos & Cª.
Na Guarda, começa a publicar-se o semanário O Povo Português que vai terminar a publicação em 29 de Outubro de 1884.
dia 3
1844: nasce em Marvila (Lisboa), o escritor e jornalista Costa Goodolfim, que colaborou em diversos jornais e publicações de carácter republicano e socialista. Foi autor de diversas obras como: A Associação (1876); As Caixas Económicas Escolares (1883); Les Instituitions de Prévoyance du Portugal (1883); Assistance Publique en Portugal (1910); As Ligas de Farmácia (1909).
Nesta mesma data, mas em 1862, morre em Aveiro, o deputado e um dos mais célebres políticos da época, José Estevão Coelho de Magalhães.
dia 8
1880:publica-se o primeiro número do jornal Republica, em Lisboa, que durará até 22 de Janeiro de 1881 (Segundo Silva Pereira, O Jornalismo em Portugal. Resenha Cronológica do Jornalismo ... Lisboa(1896), p. 157, este periódico teria iniciado publicação a 10 de Novembro).
1897:em Coimbra, começa a publicar-se o semanário Portugal.
dia 12
1894:morre em Vila Real o principal responsável pelo jornal republicano O Transmontano, Augusto César.
dia 13
1869: nasce em Olhão, o médico, deputado e mais tarde ministro da República, José Estevão Brosselard de Vasconcelos.
1900:termina a sua publicação o jornal Folha do Povo, que desde 1878 se mantinha na defesa do ideário republicano. Foi seu director durante vários anos o Cecílio de Sousa, jornalista, e colaborador de várias publicações de carácter republicano.
As efemérides da segunda quinzena de Novembro, serão acrescentadas nos próximos dias.
AABM
Sem comentários:
Enviar um comentário