segunda-feira, 18 de dezembro de 2006
NOVIDADES ONLINE
Para aqueles que gostam de consultar documentos, publicações e periódicos online aconselhamos uma visita longa e demorada à página da Hemeroteca Digital aí encontram-se multiplos títulos de jornais e revistas para consultar com interesse. A novidade que agora foi disponibilizada foi O Espectro, redigido por António Rodrigues Sampaio, e que a Hemeroteca tem homenageado com a realização de várias conferências e colóquios. Estão já digitalizadas quatro dezenas de publicações, das quais destacamos algumas que mais directamente têm a ver com a nossa temática:
- O António Maria, com a critica tenaz e humorística de Rafael Bordalo Pinheiro;
- Balas ... de papel, de Gualdino Gomes (1891-1892);
- A Capital, jornal diário republicano da noite, Lisboa, 1910-1938. Este particularmente importante porque faz a cobertura de toda a República e termina só com o golpe militar de 28 de Maio. Muito interessante e importante para a história da 1ª República em Portugal.
- A Choldra, publicação muito curiosa que marca a transição entre a República e a Ditadura Militar.
- Fantoches, a publicação redigida por Rocha Martins em 1914 e que trata a questão da participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial.
- Portugal na Guerra publicação muito importante em termos iconográficos, pelas imagens que apresenta da participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial e pelos textos que publica de alguns dos prncipais intervenientes.
- O Reviralho, publicação clandestina de apoio aos militares republicanos que se revoltavam contra a Ditadura Militar.
- A Revolta, também uma publicação clandestina que circulou pelo País após os acontecimentnos revolucionários de Fevereiro de 1927.
São muitas e variadas as publicações onde poderemos conhecer melhor a República que emergiu em 1910 e que vai terminar em 1926, e esse conhecimento está a ser disponibilizado online, num excelente serviço da Hemeroteca de Lisboa. Pena é que não tenhamos mais bibliotecas a seguir este exemplo.
AABM
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário