quarta-feira, 14 de março de 2007

GREVE ACADÉMICA DE 1907


Greve Académica de 1907 & a A.A.C. - carta de Rui Lopes

"Coimbra, 13 de Março de 2007

Ex.mo Sr. Presidente da Direcção Geral Associação Académica de Coimbra.

Já não sou estudante de Coimbra actualmente, no entanto, tive a honra de o ter sido no passado mas, como V.a Ex.a deverá entender, quem é estudante de Coimbra uma vez, sê-lo-á pela vida fora e, como me preocupei desde sempre com as coisas da Academia, resolvi enviar esta missiva a V.a Ex.a.

Quando damos entrada no Edifício da AAC, deparamo-nos com uma grande quantidade de placas comemorativas dos 10, 15, 20, 25, 50, 75 anos dos organismos que compõem a Associação Académica de Coimbra, tal como placas comemorativas de outros acontecimentos de relevo para a Associação Académica, como a Tomada da Bastilha ou 'Grevistas de 1969'. Placas comemorativas com as quais concordo, pois serão um suporte de memória da Academia.

Contudo, se se faz placas para uns acontecimentos também não devemos olvidar outros. É que, caso V.a Ex.a não saiba, e é o que efectivamente me dá a entender, acabaram de se cumprir 100 anos da Greve Académica de 1907 (também em tempo de ditadura, originada pelo 'chumbo' de um Doutorando no acto de defesa da Tese de Doutoramento) e, já agora, permita-me V.a Ex.a a audácia de o questionar porque não houve qualquer acto por parte da AAC para recordar este momento Histórico importante para a Academia? Tal como se recordam (e legitimamente) outras crises académicas, porque razão esta não foi recordada? Para mais, quando é o centenário desta mesma Crise ..." [ler, tudo, aqui]

[via A Guitarra de Coimbra, com a devida vénia - sublinhados nossos.

Como é evidente, o Almanaque Republicano subscreve totalmente a missiva acima transcrita e o reparo ali feito]

J.M.M.

Sem comentários: