terça-feira, 5 de junho de 2007

O ALGARVE E A II GUERRA MUNDIAL


O Algarve no contexto da 2.ª Guerra Mundial
(Curso Livre de História Contemporânea)

Tomámos conhecimento de que durante o próximo mês de Julho vai realizar-se um Curso Livre de História Contemporânea, subordinado ao tema supra referido. Com um painel de colaboradores muito interessante que a seguir se discrimina na nota distribuída à imprensa e que reproduzimos na íntegra.

Lamentamos somente o facto de não podermos estar presentes para assistir a este curso na sua totalidade, mas a todos os títulos louvável e digno de se divulgar por todos os que se interessam pela História Contemporânea.

Com os nossos desejos dos maiores sucessos para este evento que terá lugar na terra que nos viu crescer. Uma palavra de estímulo para os organizadores deste evento que procuram assim dar mais visibilidade à temática da história regional e local que muitas vezes fica esquecida nas panorâmicas gerais que vão aparecendo.

Nota à Imprensa
No próximo mês de Julho, a Fundação Manuel Viegas Guerreiro vai organizar um Curso Livre de História Contemporânea denominado O Algarve no contexto da 2.ª Guerra Mundial. Esta iniciativa pretende contribuir sobretudo para um conhecimento mais aprofundado quer das diversas repercussões do conflito ocorrido entre 1939 e 1945 na região algarvia, quer, em íntima ligação, da própria sociedade da época, nomeadamente aos níveis social, económico, mental, cultural e político – aspectos cujo estudo ao nível da realidade algarvia se encontra ainda em estado algo embrionário e que, também por isso, urge estimular e dinamizar.

Os dez oradores convidados para este curso livre são reconhecidos especialistas em diversos quadrantes da História Contemporânea, nomeadamente o Professor Doutor António Costa Pinto, o Professor Doutor António Ventura, o Mestre João Madeira, a Prof.ª Doutora Irene Flunser Pimentel, o Mestre Joaquim Vieira Rodrigues, a Mestre Maria João Raminhos Duarte, o jornalista Carlos Guerreiro, o Dr. José Augusto Rodrigues, o Prof. Doutor José Carlos Vilhena Mesquita e o Eng. Luís Guerreiro.

Esta iniciativa destina-se ao público em geral, com especial realce para os estudantes, professores, investigadores e outros potenciais interessados na temática em causa. O curso conta com as parcerias da Câmara Municipal de Loulé, da Direcção Regional de Cultura do Algarve, da Universidade do Algarve e da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.

O formato adoptado para o curso consiste na realização de dez sessões temáticas (com a duração de duas horas cada), às Segundas e Quartas-feiras, entre as 18.30 e as 20.30 horas, havendo apenas uma excepção na última sessão, que se realizará numa Terça (dia 31 de Julho). As sessões irão realizar-se na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Loulé “Sophia de Mello Breyner”.

Além das sessões, haverá no hall de entrada da Biblioteca uma exposição retrospectiva com objectos e documentos textuais e iconográficos relativos à temática do curso.

Os interessados podem, desde já, inscrever-se neste curso através dos números de telefone 289422607, 916990465 ou 965317068, ou, então, no site da Fundação, em www.fundacaomanuelviegasguerreiro.com


Para os interessados segue também o programa das actividades:

[clique para aumentar a imagem]

A.A.B.M.

Sem comentários: