terça-feira, 6 de novembro de 2007

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO


Almanaque Republicano – Primeiro Aniversário

"Alma! Eis o que nos falta. Porque uma nação não é uma tenda, nem um orçamento uma bíblia". [Guerra Junqueiro]

Faz hoje um ano que lançámos o Almanaque Republicano. Exemplar único da Alma Republicana, na blogosfera indígena. Pouso de genuína "ascendência portucalensis". Lugar dum tempo de antiquíssima saudade, e que em boa hora retomámos em merecida ventura. Eis, passado um ano, o canto, a gesta e a demanda admirável de uma "geração sonhadora, generosa e messiânica", como aqui dissemos.

Depois, e regularmente, temos vindo a fazer espaço de reflexão, de invocação - sem mandas aos profanos mas em testemunho de gratidão -, de remanso espiritual. Mas, também, não evitámos "perturbar as almas" e "desorientar os espíritos”" [F. Pessoa], nessa viagem. O legado do antes e depois da re-volução ("movimento novo") será sempre - para nós - esse passo interior ou iluminante, fundo dos tempos ou luzeiro de soidade.

Na nossa incursão à Alma Republicana surge, por isso, um abraço humílimo, restaurado, ao antiquíssimo cantar do "espírito lusitano" que a tradição fez sorrir. Os "nossos antigos" [Antero] não morreram, mas ainda não estão. Por isso continuamos em "velada d'armas". O Édito dessa anunciação ainda é o rasto do nosso versejar. Ainda é o alento que rompe sombras, "pois não há sono no mundo" [F. Pessoa].

E por isso temos tenção de continuar. Entretanto um abraço.

J.M.M.
A.A.B.M.

Sem comentários: