sexta-feira, 30 de novembro de 2007

EFEMÉRIDES DE NOVEMBRO(Parte II)




Dia 16
1906 - Suspende temporariamente a sua publicação o jornal republicano do Porto, O Norte.
1907 - A Escola Democrática, onde se ensinava pelo Método de João de Deus, prestou homenagem ao Dr. Bernardino Machado, na sua nova residência na capital situada na Rua de S. Bernardo, à Estrela, nº 56. A homenagem realizada constava da entrega de uma fotografia do grupo de crianças que frequentava essa mesma escola, bem como de um bouquet de flores naturais. Há um século atrás frequentavam aquela escola 32 crianças, sendo 22 raparigas e 10 rapazes.

Dia 17
1900 - Realiza-se no Porto um comício de propaganda eleitoral, presidido pelo Dr. Azevedo e Albuquerque.
1907 - Festa Republicana no Centro Dr. Castelo Branco Saraiva com a realização de exames e a distribuição de prémios aos alunos da escola do centro. Presidiu à cerimónia da entrega de prémios o professor Agostinho Fortes.
1907 - Fernão Botto Machado realiza um conferência em Sacavém sobre a "Emancipação Progressiva da Mulher".
1907 - Realiza-se uma conferência no Centro Republicano do Cartaxo pelo sr. Francisco José Pereira, inaugurando-se de seguida um curso para analfabetos adultos. Anunciava-se também para breve a realização de um outro curso, neste caso de desenho para operários.
1907 - Eleição da Comissão Paroquial Republicana em Manique do Intendente, concelho da Azambuja. Foram eleitos como efectivos os seguintes cidadãos: Joaquim da Costa, proprietário; João Marcelino, comerciante; e, António da Costa, comerciante. Como substitutos ficaram: Manuel Runa; José Morgado e Manuel Gago.
1907 - Eleição da Comissão Paroquial Republicana de Quiaios (Figueira da Foz), onde foram eleitos, como efectivos: Albano Sousa, António Gil Nogueira e Joaquim Gil Netto. Substitutos: António Ribeiro, Joaquim Custódio Russo e José Gil Netto. Presidiu à sessão o Dr. Cerqueira da Rocha por proposta do incansável republicano da Figueira da Foz, José da Luz.

Dia 18
1899 - Realiza-se a sessão inaugural do Congresso Republicano Português presidido pelo Dr. Florido Toscano, em Coimbra.
1907 - Inauguração do Centro Democrático Escolar de Aljustrel com a presença dos ilustres líderes republicanos Dr. Aresta Branco, Augusto Barreto e Brito Camacho. O jornal A Lucta calculava que assistiram a esta inauguração cerca de 3000 pessoas.

Dia 19
1899 - Realiza-se a 2ª sessão do Congresso Republicano em Coimbra, onde são eleitos o Directório e a Câmara Consultiva.
1900 - O Governador Civil de Lisboa proibe uma sessão de propaganda eleitoral no Grémio Concentração Democrática.
1907 - Por estes dias há um século atrás, por iniciativa e a expensas do Centro Republicano da freguesia de S. Paio, em Gouveia, inaugurava-se um curso nocturno para ensino das primeiras letras, através do Método de João de Deus.
1907 - Aderem ao Partido Republicano o sr. Luís Ferreira dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Loures e o Dr. Marques da Costa, médico em Cacia.

Dia 20
1900 - As Comissões Paroquiais de Coimbra resolvem por unanimidade propor candidato por aquela cidade o Dr. António José de Almeida.
1906 - São expulsos do Parlamento no meio da força armada os deputados republicanos Drs. Afonso Costa e Alexandre Braga.

Dia 21
1886 - Realiza-se uma conferência anti-jesuítica, por Gomes da Silva, no Club Borges Carneiro.
1900 - O Dr. Estevão de Vasconcelos realiza uma conferência na Liga Académica Republicana.

Dia 22
1840 - Nasce em Albarraques, perto de Coimbra, o jornalista e livre-pensador Cecílio de Sousa, director do Trinta e da Folha do Povo.
1908 - Fundam-se as Juntas Locais do Livre Pensamento, em Benavente e Samora Correia.

Dia 23
1900 - O Dr. Alexandre Braga realiza uma conferência no Clube Republicano Paulo Falcão.

Dia 24
1901 - Os republicanos ganham as eleições paroquiais nas freguesias de Alcântra, Almada,Santos, Santa Justa, Santa Isabel e S. Paulo.
1906 - Em Viseu realiza-se um comício de protesto contra a expulsão da Câmara dos Deputados dos representantes do Partido Republicano.
1907 - Adere ao Partido Republicano o sr. Faustino de Sá Nogueira, representante da família Sá da Bandeira.

Dia 25
1906 - Realiza-se a eleição da Comissão Municipal Republicana de Santarém.
1906 - Realiza-se em Aldeia Galega do Ribatejo uma conferência com o sr. Agostinho Fortes.
1907 - No curso nocturno para adultos criado pelo Centro Escolar Republicano do Cartaxo estavam matriculados 136 alunos.

Dia 26

Dia 27
1906 - É eleita a Comissão Paroquial Republicana de Belém.

Dia 28
1878 - Publica-se a Lei do Registo Civil por iniciativa de Fontes Pereira de Melo, Rodrigues Sampaio, Tomás Ribeiro, Serpa Pimentel, Andrade Corvo e Lourenço António da Luz de Carvalho.
1878 - Funda-se em Lisboa a Federação Académica.
1882 - Inicia publicação, em Lisboa, o semanário republicano Trinta Diabos e Cª.
1882 - Publica-se na Guarda o prmeiro número do semanário republicano O Povo Português.

Dia 29
1908 - Representa-se pela primeira vez, no Teatro D. Maria, o drama anti-clerical Beijos por Lágrimas, da autoria do escritor e jornalista Faustino da Fonseca.

Dia 30
1900 - Fundação do Centro Escolar Dr. Afonso Costa.

Foto: Alexandre Braga, Afonso Costa, António José de Almeida e João Meneses - in Arquivo Fotográfico.

A.A.B.M.

Sem comentários: