sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

EFEMÉRIDES DE DEZEMBRO (Parte I)


EFEMÉRIDES DE DEZEMBRO (Parte I)

Dia 1
1907- O Directório do Partido Republicano encarregou o cidadão José Pessoa Ferreira de organizar as forças partidárias no concelho de Mangualde.
1907 - Na Academia de Estudos Livres realizou-se uma sessão solene para a distribuição de prémios aos alunos mais distintos. Presidiu à sessão o sr. João Viegas Paula Nogueira, secretariado pelos srs. José Pinheiro de Mello e Dr. Francisco de Paula Reis Santos. Nesta ocasião o Dr. Reis Santos proferiu uma conferência intitulada Festas Escolares.
1907 - Eleição das Comissões Paroquiais Republicanas de Odemira. Freguesia de Santa Maria: Efectivos - João António Cordeiro, presidente; Miguel Dias Ferro, secretário; António José Rodrigues, tesoureiro. Substitutos - João Gonçalves de Oliveira, Joaquim da Silva e Justino Camacho.
Freguesia de Salvador: Efectivos - Alberto Coelho do Amaral, presidente; Agapito Salgado, secretário; António de Mattos, tesoureiro. Substitutos - António Maria de Oliveira, João Guerreiro da Capelinha e Manuel Custódio.

Dia 3
1907 - No Centro Escolar Dr. Afonso Costa, o Dr. Alves Torgo, realizou-se a cerimónia de abertura de um curso nocturno para mulheres. O Dr. Alves Torgo, presidente do centro, proferiu uma breve alocução enaltecendo a obra de instrução e educação da mulher.


Dia 8

1907 - Augusto José Vieira, da Associação de Registo de Civil, na sede da Associação dos Tanoeiros, em Vila Zenha (Xabregas), subordinada ao tema: O Dogma da Imaculada Conceição.
1907 - Anuncia-se a publicação de mais um semanário republicano, desta feita em Mangualde, por iniciativa do cidadão Pessoa Ferreira, intitulado O Intransigente.
1907 - Na cidade de Viseu, encontrava-se em funcionamento mais uma Missão da Escolas Móveis pelo Método de João de Deus. Decorria nas instalações do Asilo-Oficina Santo António e tinha devia-se ao esforço e empenho do Dr. Lopes de Oliveira e Tomás da Fonseca. Segundo o jornal A Lucta, ter-se-iam inscrito nesta missão mais de 500 indivíduos entre adultos e crianças de ambos os sexos. Funcionavam já dois cursos para adultos e menores do sexo masculino, de 80 alunos cada. Funcionava ainda na Escola Liberal João de Deus outro curso nocturno para adultos e crianças do sexo feminino, com cerca de 30 crianças.
Para os adultos que já sabiam ler, cerca de setenta, inauguraram as comissões republicanas a Escola Democrática, funcionando já na sede do Centro Republicano, sob a regência do secretário da comissão municipal de Viseu, o sr. Alberto Basto, redcator do semanário republicano A Beira.
1907 - Inauguração do Centro Escolar Republicano no Cartaxo de um curso livre de Ciências Naturais, dirigido pelo dramaturgo o sr. Dr. Marcelino Mesquita, que se realizava às quintas-feiras e domingos.
1907 - Eleição da Comissão Paroquial Republicana de Alverca do Ribatejo. Efectivos - presidente, Domingos Pinto Ferreira, proprietário; secretário, Eugénio José Gonçalves Ferreira, proprietário; tesoureiro, José Raymundo Nogueira, comerciante. Substitutos: Domingos José Ferreira; Manuel Severino Júnior; e Alberto Baptista de Almeida.
1907 - Foi eleita a Comissão Municipal Republicana de Portalegre. Efectivos - António Rodrigues Curvelo; Dr. Apolino Augusto Marques; Dr. João da Rocha Pina Corte Real; Manuel Dias Ferreira; e Rodrigo Boaventura de Mattos. Substitutos - Angelo Ferreira da Silva; António Augusto Niny; António Maria Fragoso; António dos Anjos Mourão e Silvestre Maria Bollou.

Dia 9
1907 - No Centro Escolar Republicano do Cartaxo inaugurou-se um curso de desenho para operários regido pelo sr. Maximiano Nogueira da Silva.
1907 - Anunciava-se para 1 de Janeiro de 1908 o reaparecimento do semanário republicano flaviense A Aurora, dirigido pelo Dr. António Granjo. Neste semanário colaboravam também o padre António Serimónias, Godofredo Monteiro, que tinha sido director do jornal republicano Paladino e Xavier Júnior.

Dia 10
1907 - As autoridades mandaram encerrar o curso nocturno de instrução primária que estava em funcionamento com o apoio da Comissão Municipal Republicana de Arronches.

[Foto de Tomás da Fonseca in Casa Museu Abel Salazar/Fundação Mário Soares, com a devida vénia.]

A.A.B.M.

Sem comentários: