quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
O REGICÍDIO - NOTAS VÁRIAS
A propósito desta pequena colecção de dados sobre o Regicídio, aconselhamos, desculpem-nos a imodéstia, alguns locais de interesse a visitar para saber mais sobre este assunto.
Nos últimos dias têm aparecido alguns contributos interessantes sobre esta temática. Por exemplo, a Fundação Mário Soares disponibilizou documentos importantes dos seus valiosos arquivos. A consultar com toda a atenção.
Também na Hemeroteca de Lisboa vai realizar-se uma mostra bibliográfica e documental sobre o Regicídio que estará patente no Átrio e Escadaria da Hemeroteca. A inauguração será a 2 Fevereiro, estando em exibição até 29 de Fevereiro. Durante esse período realiza-se também um conjunto de quatro conferências sobre o acontecimento. A primeira no dia 7 de Fevereiro, conta com a presença de Eduardo Teixeira, que apresentará um trabalho intitulado O Regicídio de 1908, Impacto nos jornais portugueses.
No dia 14, nova conferência por Joaquim Vieira (Observatório da Imprensa) e Reto Monico (Investigador e Professor de História na Suiça) sobre O Regicídio de 1908, Impacto na Imprensa Estrangeira.
Na semana seguinte, dia 21, realiza-se a terceira conferência deste ciclo de quatro com Elisabete Rocha (CML/HML)que propões uma abordagem sobre O Regicídio de 1908, Ilustração de Imprensa.
Finalmente, no dia 28 de Fevereiro, Álvaro Costa de Matos(CML/HML), propõe-se realizar um balanço da questão, apresentando um trabalho intitulado O Regicídio de 1908. O Estado da Questãopor
Todas as sessões estão previstas iniciar-se pelas 18 h e decorrerão na Sala do Espelho, na Hemeroteca Municipal de Lisboa.
Por seu lado, na História Aberta, foi publicado mais um documento sobre os acontecimentos de 1 de Fevereiro de 1908, neste caso com base no Diário de D.Manuel II.
Também, José Tomaz de Mello Breyner, no Regicídio In Memoriam, apresenta textos do Diário de D. Manuel II, numa perspectiva claramente dominada pela defesa da Monarquia.
No site da Associação República e Laicidade, sob o título "O Atentado de 1 de Fevereiro/Regícidio", apresenta-se extractos de textos, sobre o acontecimento, de Carlos Ferrão, Guerra Junqueiro, Aquilino Ribeiro, D. Manuel II, fotos e documentos sobre Manuel Buiça e Alfredo Costa, iconografia e filme sobre o Regicídio.
Estes são alguns dos eventos e locais interessantes a percorrer, para aprender e saber mais sobre os mistérios que envolvem o Regicídio.
[em continuação]
A.A.B.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário