sábado, 9 de fevereiro de 2008

D. CARLOS REPORTAGEM DRAMÁTICA - POR AMADEU DE FREITAS FILHO


D. Carlos. Reportagem Dramática

"D. Carlos
... Tu és um bom amigo, como o Hintze.

J. MARIANO (sem se poder conter)
O Hintze!....

D. Carlos
Sim, o Hintze ... Vocês são os dois pilares do trono neste momento ... Conta com eles a monarquia, conto eu ... e conta o país.

J. MARIANO
É impossível!... Os dois partidos não se entendem. Não pode haver comunhão de ideias ... Ou governa um ou governa outro ...

D. CARLOS
Sacrifiquem essas paixões insensatas!

J. MARIANO
Eis um sacrifício impossível!

D. CARLOS
Impossível? É impossível qualquer sacrifício para o bem do país? Mas é impossível porquê, ó José Mariano? Tu não vês, não compreendes que esse sacrifício que dizes impossível é absolutamente necessário? Os políticos ainda não compreenderam isto? Tu já reparaste bem para o espectáculo que o país inteiro nos oferece, semelhante a um vulcão em véspera de terrível e inevitável erupção? (Amoso entra e assiste, de longe, ao fim do diálogo) Já auscultaste o povo, já o ouviste, já percebeste que toda a gente fala mal de mim e de vocês, que toda a gente, como tu disseste há pouco, tem a necessidade de odiar, porque as paixões, as intrigas e as invejas originaram esse ódio tôrvo e injusto que reclama sangue? Porque não se entendem vocês de uma vez para sempre, a bem da Pátria e do Rei – por amor à pátria, mais que por amizade a mim, José Mariano! - e se não unem à volta da nossa bandeira? Porque não esquecem pequenos agravos, fugidias ofensas de discursos parlamentares e não mostram o vosso patriotismo salvando o país? Que querem mais? Querem continuar a insultar-se no Parlamento, a dizer ao povo que há dois homens em Portugal com o monopólio do poder e que existe um Rei que não passa de um palhaço com que vocês brincam? Não! Acabou-se, José Mariano! Quero vida nova porque o povo reclama a vida nova e eu não posso assistir de braços cruzados ao desenvolver da raiva e ao alastrar da revolta! Não respondes? Não dizes nada? Então que patriotismo é esse, que amor ao rei é esse, ó José Mariano? Porque não acabam com essas cenas vergonhosas no Parlamento? Porque não se entendem e, tu, José Mariano, não ordenaste aos teus correligionários que não prosseguissem na oposição ao Hintze? Vocês não puderam governar – deixem governar os outros! O povo, lá fora, ruge contra mim apresentando-me como o maior culpado. Mas não pensem que só eu sou alvejado com o ódio da rua! Hei-de demonstrar que não sou merecedor dêsse ódio. Hei-de provar a toda a gente, ao país inteiro, que quero salvar a Pátria! (levanta-se. Alto, um pouco entusiasmado) Tenho sido um Rei que reina e não governa e, apesar disso, acusam-me de ser absolutista, de não respeitar a vontade do povo! Pois hei-de provar que não mereço o ódio popular!(breve silêncio). Não tens nada a dizer-me? Compreendes, agora, o meu desgosto?"

[D. Carlos. Reportagem Dramática por Amadeu de Freitas Filho, Lisboa, Empresa Nacional de Publicidade, 1934. Capa do livro por Ferreira de Albuquerque]

J.M.M.

Sem comentários: