sexta-feira, 2 de maio de 2008

A INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MEADOS DO SÉCULO XIX




A INSTRUÇÃO PÚBLICA NOS MEADOS DO SÉCULO XIX

Vejam-se, de seguida, os números apresentados pela revista O Instituto, de Coimbra, onde se apresentam dados que introduzem uma séria reflexão sobre a importância de se aproveitar as oportunidades para deixar os sinais de retrocesso para o passado e a necessidade de preparar um futuro melhor.

Em 1855, Portugal ainda, como actualmente, manifestava muitos sinais contraditórios e um dos que mais preocupação causava era a questão da falta de instrução pública pelo País. Vejamos então os dados:


Note-se, a título de destaque, a curiosidade dos contrastes entre os universos masculinos e feminino, onde as mulheres tinham muito poucas oportunidadades para estudar.

Por outro lado, a quase equivalência entre escolas particulares e públicas, sendo que
as escolas particulares eram sustentadas pelos alunos que as frequentavam, situação bem diferente da actual onde o Estado contribui subsidiando as escolas privadas.

A.A.B.M.

1 comentário:

Anónimo disse...

Vim ter a este v/ fantástico blog à procura de informações sobre o actor e encenador Manuel Joaquim de Araújo Pereira, mas a referência que encontrei é escassa. Estou certa, no entanto, que, neste e noutro assunto relacionado com o rastro de um maçon, podereis ajudar-me. Se assim o entenderdes fazer, agradecia resposta para o mail tiamacheta@gmail.com
Desde já, agradecida pela atenção
OP