sexta-feira, 30 de maio de 2008
PARA UMA HISTÓRIA SOCIAL DO PROFESSORADO PRIMÁRIO
Margarida Louro Felgueiras
A Editora Campo das Letras publicou recentemente este trabalho que resulta de uma tese de doutoramento apresentado pela autora à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Nesta obra, é possível acompanhar a evolução e transformações por que passou uma instituição formadora de professores primários, e, particularmente, as origens sociais do corpo docente que ali foi formado.
«Poucas vezes um trabalho de investigação – por definição, altamente especializado – consegue entrelaçar tão complexa, profunda e rigorosamente a trama de uma história institucional como acontece na presente obra.
Uma obra que, por isso mesmo, extravasa amplamente o seu objecto específico de estudo para converter-se num autêntico fresco de uma época. A história do Instituto do Professorado Primário Oficial Português (Instituto Sidónio Pais), que Margarida Louro Felgueiras se propõe construir (e reconstruir) neste trabalho, urde-se sobre uma rica e poliédrica trama em que a análise das relíquias – isto é, os registos e restos materiais da instituição – e os relatos – a memória e o relato oral de antigos alunos – se interligam admiravelmente. O resultado já não é (ou não é somente) a crónica histórica de uma instituição que durante setenta e cinco anos se ocupou a acolher, instruir e formar os filhos e filhas daqueles professores que, isolados no interior do país, "derramavam a luz da instrução" nos pequenos povoados e aldeias: as fontes (primárias e secundárias) utilizadas, a metodologia que adopta para o seu tratamento e os planos e categorias analíticas que se recortam tornam possível que a partir de uma informação "saturada" se construa um autêntico estudo histórico-sociológico sobre a profissão docente em Portugal, em cujo fundo se desenham os traços que a determinam – a condição rural do país, os restos do colonialismo, a influência do poder militar, a força dos sectores católicos, o carácter classista, autoritário e hierarquizado da sociedade… mas também a aspiração de determinados grupos e forças sociais (entre elas o professorado e suas associações) a afirmar (afirmando-se ao mesmo tempo) o poder transformador da educação para provocar as mudanças e a chegada "do novo"… Nessa linha, a aproximação ao ethos que a institução analisada provocou nos seus alunos internos para responder a isso é, finalmente, outra das grandes contribuições do trabalho, exemplar do ponto de vista metodológico.»
AIDA TERRÓN BAÑUELOS, Professora de História da Educação. Universidade de Oviedo
Uma obra que recomendamos, pela análise que propõe, e pela marca que lançou na investigação de instituições formadoras de docentes.
Um trabalho de folego que se saúda.
A. A. B. M.
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