domingo, 29 de junho de 2008
JOSÉ RELVAS, O CONSPIRADOR CONTEMPLATIVO
Foi inaugurada no passado dia 26, na Assembleia da República, uma grande exposição sobre José Relvas. Esta exposição enquadra-se já no programa comemorativo do Centenário da República que o Parlamento procura levar a efeito.
Esta exposição pretende dar a conhecer o trajecto deste dirigente associativo e político. Sendo um dos conspiradores que contribuiu de forma marcante para a queda do regime monárquico, foi um homem de grande sensibilidade e gosto artísticos, reunindo e coleccionando obras de arte de vários géneros.
Esta exposição procura sobretudo mostrar o papel de José Relvas para a revolução republicana antes do 5 de Outubro de 1910 e, na fase imediata, no Governo e na embaixada em Madrid, até 1914.
A exposição organiza-se em 11 secções. As diferentes secções tentam mostrar as várias vertentes da personalidade em questão, salientando aspectos mais ou menos conhecidos da figura e, tentando perceber as transformações que vai sofrendo ao longo do tempo com a erosão a que o regime republicano esteve sempre sujeito até às vésperas da 1ª Guerra Mundial.
Aproveitando esta iniciativa do Parlamento, a que o Almanaque Republicano dá o seu humilde contributo divulgando o evento, nos próximos dias dedicaremos alguma atenção a esta personalidade marcante na história da República: José Mascarenhas Relvas, o homem que proclamou a implantação da República em Portugal na varanda da Câmara Municipal de Lisboa.
É comissário desta exposição o Professor João Bonifácio Serra, que pertence à Comissão que organiza as comemorações para o Centenário da República. A exposição estará patente até 29 de Novembro de 2008 em diferentes espaços da Assembleia da República onde poderá encontrar outras informações úteis.
Os votos de grande sucesso para uma iniciativa sempre digna de louvor.
A.A.B.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário