segunda-feira, 22 de setembro de 2008

A VIDA DRAMÁTICA DOS REIS DE PORTUGAL


A Vida Dramática dos Reis de Portugal – José Brandão

"Esta é a História de Portugal contada de modo diferente. Diferente porque é uma selecção descomplexada de alguns dos piores factos que a História regista. Diferente porquanto ousa apresentar como abomináveis alguns dos maiores vultos que marcaram o tempo histórico de Portugal. Através dos trinta reis e das duas rainhas, que nasceram portugueses e estiveram à frente dos destinos de Portugal durante quase oito séculos, mostra-se o lado menos reluzente do trajecto histórico de uma velha Nação castigada por tragédias que teimam em perseguir o seu destino. É uma história que começa com um rei que luta contra a mãe numa batalha em S. Mamede e termina com outro rei que vê matarem-lhe o pai num atentado no Terreiro do Paço. A Vida Dramática dos Reis de Portugal põe a nu as grandes polémicas, intrigas, traições e crimes na vida dos reis e rainhas portugueses narradas com a frieza de toda a verdade exposta no desenrolar histórico"

Curioso livro de José Brandão, autor de "Sidónio – Ele Tornará Feito Qualquer Outro" (1983) e da estimada "Carbonária - O Exército Secreto da República" (1984) - entre outras obras relevantes e de interesse para o estudo do período republicano - que surge aqui a arrolar e referenciar algumas das mais importantes personagens da monarquia portuguesa.

J.M.M.

1 comentário:

Anónimo disse...

QUATRO LIVROS EM DEZ MESES
São conhecidas as dificuldades em publicar um livro no mercado nacional. Umas vezes por falta de editora disposta a dar oportunidade a tal desígnio, outras por não existirem amigos e conhecimentos que possibilitem o acesso às editoras, e outras, ainda, por manifesta recusa em patrocinar autores que não tenha nome vincado junto do público leitor, a verdade é que cada vez se torna mais difícil arranjar quem aceite editar o que se vai escrevendo por este País fora, que não garanta publicidade antecipada, de preferência nos meios audiovisuais.
Se publicar um livro já é difícil, que dizer de quatro lançados no mercado pelo mesmo autor em menos de um ano:
- Suicídios Famosos em Portugal, Edições Europress, Novembro 2007.
- Portugal Trágico – O Regicídio, Âncora Editora, Fevereiro 2008.
- Cronologia da Guerra Colonial, Prefácio Editora, Julho 2008.
- A Vida Dramática dos Reis de Portugal, Ministério dos Livros, Setembro 2008.
O que acontece com estes quatro livros que alcancei publicar entre Novembro de 2007 e Setembro de 2008, são motivo de satisfação e orgulho que muito me apraz trazer aqui ao conhecimento público.
Conseguir publicar quatro livros num espaço de dez meses é uma proeza quase única no actual panorama editorial português.
São quatro títulos de temas distintos e de editoras distintas que se colocam ao dispor de um vasto leque de potenciais leitores interessados nestas matérias.
Para o autor é o gosto de escrever e ser lido.

José Brandão