quarta-feira, 8 de outubro de 2008

OS RIDÍCULOS


Os RIDÍCULOS – Desenho humorístico e Censura (1933-1945)

A Bedeteca (biblioteca de banda desenhada) e a Hemeroteca Municipal (biblioteca de periódicos) apresentam, brevemente e até ao dia 31 de Dezembro, nas instalações da Bedeteca (aos Olivais), uma Exposição de estimadas primeiras páginas do jornal "Os Ridículos" (bissemanário humorístico), "acompanhadas das respectivas provas enviadas para e recebidas dos serviços de censura do Estado Novo (a célebre «Comissão de Censura», e o seu famoso carimbo «VISADO Pela Comissão de Censura», em duas linhas)".

Com desenhos e caricaturas de Alonso, Stuart, Colaço, Natalino, Silva Monteiro, Américo e Pargana, os documentos expostos revelam alguns dos "objectivos e especificidades da censura sobre a imprensa, neste caso, sobre um jornal humorístico, bem como das estratégias e respostas dos jornais, muitas delas subtis, para contornar a acção do famoso lápis azul". Para o evento, haverá, ainda, "visitas guiadas, ateliers e um debate (Jornalismo Gráfico e Censura no Estado Novo)". A Exposição será comissariada por Álvaro Costa de Matos (Hemeroteca Municipal de Lisboa) e Pedro Bebiano Braga (Museu Rafael Bordalo Pinheiro).

"Os Rídiculos" – AnoI, nº1 (3 de Otubro de 1895) ao Ano III nº 279 (1 de Junho de 1898), publicado em Lisboa, Tipographia da Tarde. Director: José Maria da Cruz Moreira ("Caracoles", e em 1897, "Auto-Nito"). Regressa como Bi-Semanário em 1905 (Ano I, nº 1, 12 de Abril), editado por Cruz Moreira e com redacção de José Maria da Cruz Moreira (Caracoles) e Eduardo Fernandes (Esculápio). Publica-se até 1984. Alguns colaboradores: Alonso (Santos Silva), Colaço, Silva Monteiro, José Pargana, Stuart de Carvalhais e Natalino Malquiades, no desenho humorístico e na caricatura política; os textos eram assegurados por Gamalhães (Xavier de Magalhães), Sousa Pinto, Aníbal Nazaré, Nelson de Barros, Borges de Antão, Casimiro Godinho.

J.M.M.

Sem comentários: