sábado, 12 de setembro de 2009

MANUEL JORGE FORBES DE BESSA



Nasceu em 24 de Agosto de 1864, na freguesia da Cedofeita, concelho do Porto. Seus pais eram Joaquim de Bessa Pinto e Maria José Rodrigues Bessa. Foi baptizado em 19 de Setembro de 1864, casou em Outubro de 1887 com Mariana Ventura dos Santos Reis.

Estudou Direito em Coimbra, tendo concluído o seu curso em 1889.

Concluindo os seus estudos exerceu actividade como advogado, granjeando reputação por toda a região norte. Foi presidente da Câmara Municipal de Matosinhos.

Aderiu ao Partido Republicano durante as convulsões provocadas pelo Ultimato Inglês de 1890. Foi membro substituto do Directório do partido entre 1897 e 1899.

Com a cisão do Partido Republicano, Forbes Bessa alinha com Manuel de Brito Camacho, na União Republicana.

Desenvolveu importante papel na propaganda republicana na fase final da Monarquia, em especial no Norte do País. Com a implantação da República foi eleito deputado às Constituintes de 1911 e permaneceu como deputado até 1915. Durante esse período foi eleito pelo círculo de Vila Nova de Gaia. Foi o primeiro presidente eleito da Câmara dos Deputados.

Quando foi eleito deputado, a Associação Comercial e Industrial de Matosinhos, solicitou os seus préstimos para avançar rapidamente na concretização do Porto de Matosinhos.

Sendo eleito senador em 1918/1919, pelo círculo do Douro, nas listas do Partido Nacional Republicano (PNR), exerceu as funções de presidente da Câmara dos Senadores. Foi ainda chamado, no período do sidonismo a desempenhar as funções de ministro de Portugal junto da Santa Sé. Foi ainda secretário da Presidência da República durante a ditadura de Sidónio Pais. Integrava a comissão distrital do Porto do PNR e o directório do mesmo partido.

Foi iniciado na Maçonaria na Loja Independência, do Porto, com o nome simbólico de Passos. Transitou nesse mesmo ano para a Loja Obreiros do Progresso.

Faleceu a 17 de Julho de 1934, em sua casa, em Matosinhos, com 69 anos.

A.A.B.M.

Sem comentários: