segunda-feira, 19 de outubro de 2009

EFEMÉRIDES DE HÁ CEM ANOS



(Outubro de 1909)

Dia 1
- Início da publicação, no Porto, do diário republicano A Pátria, dirigido pelo Dr. Duarte Leite.

Dia 2
-

Dia 3
- Centro Escolar da Pena: Inauguração do ano lectivo 1909/1910 na escola infantil deste centro, onde discursam alguns oradores. A festa foi abrilhantada por um grupo musical e à noite realizou-se um sarau dramático, pelo Grupo 15 de Julho, do Centro do Socorro. Presidiu o sr. Caetano da Silva, secretariado pelos srs. Custódio Rodrigues e Luís dos Santos.
- Centro Republicano Latino Coelho: conferência anti-jesuítica por Simões Coelho.
- Centro Escolar Democrático José Estêvão: Inauguração do ano lectivo, na sede do centro, Rua do Lumiar, 68, 1º. Discursam diversos oradores como: João de Meneses, Manuel de Arriaga e Feio Terenas e vão ser oferecidos bibes escolares às crianças inscritas. Agostinho Fortes realizou também uma conferência. A sessão foi presidida por Francisco dos Reis Stromp.
- Grémio da Mocidade Republicana: Na sede do Centro Capitão Leitão, em Almada, sessão de protesto contra a prisão de Francisco Ferrer. Discursaram José Ramada Curto, Gastão Rodrigues, Bastos Flávio, João Borges, Firmino Chaves, Jaime de Castro e Júlio Dumont.
- Centro Republicano de Santos: Sessão de distribuição de prémios aos alunos distintos. Foram convidados a discursar Teófilo Braga, Brito Camacho, Aurélio da Costa Ferreira, Agostinho Fortes, Miranda do Vale, Marinha de Campos, entre outros.
- Centro Escolar Democrático José Jacinto (Pedrógão Grande): a comissão instaladora deste centro solicitava a todos os pedroguenses para contribuírem para a instalação do mesmo.
- Sociedade Promotora de Educação Popular: Festa do 5º aniversário desta instituição. Discursou Teófilo Braga, José Pontes, Jaime Sebrosa, Arnaldo de Carvalho, João A. De Andrade, Feliciano de Sousa, Borges Grainha e António Ferrão.
- Santarém: No Centro Eleitoral Republicano desta cidade realizou-se uma conferência com o Dr. António Augusto, pároco em Vila Seca, intitulada “Religião e República”. Presidiu à sessão José Relvas.

Dia 4
- Avelar: Realizou-se nesta localidade o primeiro registo civil do concelho de Ansião. Casaram-se civilmente Paulo Braz de Medeiros com Bernardina Dias Lopes, sendo testemunhas do acto António Augusto de Medeiros e José Augusto de Medeiros.

Dia 7
- Província do Algarve: Este semanário republicano de Tavira, dirigido por Silvestre Falcão assinalava o seu primeiro aniversário.
- Setúbal: reunião do Centro Republicano de Setúbal, em assembleia-geral, onde se aprovou a deliberação de fundar uma escola-oficina de lavores femininos. Foi ainda decidido fundar uma biblioteca no centro, porque tinham recebido muitas ofertas de livros. Saudava-se ainda a frequência às palestras doutrinárias que se realizavam às quartas-feiras.

Dia 8
-
Dia 9
- O semanário republicano Pedro Nunes, de Alcácer do Sal, assinalava o seu 5º ano de publicação.
- II Conferência Anti-Jesuítica, em Sobral de Montagraço, com o Dr. António Maceira.
- Raúl Pires realiza uma conferência no Centro Pátria Nova, em Carnaxide, subordinada ao tema “O Que é o Registo Civil?”.

Dia 10
- Eleição da Junta Local de Lisboa do Livre Pensamento, realizada na Associação do Registo Civil, com sede na Rua dos Remolares, 30, 1º.
- O Grémio Mocidade Liberal promoveu uma sessão de propaganda anti-clerical. A sessão decorreu nas instalações do Centro Castelo Branco Saraiva, situadas na Rua de S. Paulo, 246, 1º. Foram oradores Augusto José Vieira, Eugénio Vieira, Alfredo Ladeira, Américo Pereira, Raimundo Alves, Bastos Flávio.
- Abriu as instalações do Centro Republicano em Águeda que no dia seguinte inaugurou as aulas de instrução primária.
- Inauguração na escola do Barracão, em Mortágua, das sessões de leitura pública com o professor Tomás da Fonseca. Nestas sessões participavam cerca de 50 alunos.
- Proibida a sessão de propaganda prevista para se realizar em Vale de Remígio, Mortágua. O convidado a discursar sobre a “Situação do País” era o professor Lopes de Oliveira. Foi organizada a mesa constituída pelo sr. Augusto Simões Nunes de Sousa, presidente da comissão municipal republicana, secretariado pelo Dr. Aureliano Xavier de Sousa Maia e Manuel de Almeida Queiró. Porém, a autoridade administrativa, presente no local, impediu a sessão.

Dia 11
- Ladislau Piçarra realizou uma conferência no Teatro Bejense subordinada ao tema “Ferrer e a sua obra”.

Dia 12
- O Grémio Mocidade Liberal organizou uma sessão fúnebre de homenagem a Heliodoro Salgado. Foram oradores na sessão Augusto José Vieira, César da Silva, Eugénio Vieira, Gastão Rodrigues, Alfredo Ladeira, Sá Pereira, Raimundo Alves.
- Homenagens a Heliodoro Salgado nos Centros Eleitoral Escolar Democrático da Pena, Grémio Republicano Federal e Grupo Excursionista do Castelo.
- Faleceu Horácio Hesk Ferrari, um dos mais antigos republicanos em Portugal.

Dia 13
-

Dia 14
- Reunião em assembleia-geral do Centro Democrático Alhandrense para dar conhecimento dos esforços envidados para mudança de instalações e abertura de aulas.

[Em Continuação]

A.A.B.M.

Sem comentários: