quarta-feira, 18 de novembro de 2009

EFEMÉRIDES DE HÁ CEM ANOS: NOVEMBRO (PARTE I)



Dia 1
- Seixal: Conferência de Brito Camacho, na sede da Comissão Municipal Republicana desta localidade.
- Comissão Paroquial Republicana de Alcântara: Reunião na sede, situada na Rua Maria Pia, 4, 1º, pelas 9 horas da noite.
- Centro Escolar Republicano das Mercês: Quermesse a favor do fundo escolar deste centro, cuja sede se situava na travessa das Mercês, 57. Abrilhantava a actividade a Tuna Democrática Dr. António José de Almeida.
- Grupo Tomás Cabreira: inauguração das actividades lectivas, com uma conferência do Dr. Manuel de Arriaga. Participava também nesta iniciativa a Tuna da Sociedade Promotora da Educação Nacional.
- Junta Liberal: O Dr. Miguel Bombarda realizou, em Lamego, no teatro da cidade, uma conferência anti-clerical. Acompanharam-no nesta iniciativa José de Castro e Cândido dos Reis.


Dia 2
- Escola Oficina nº1: uma delegação da comissão executiva da Junta Liberal visitou esta escola. Compunham esta delegação o Dr. Egas Moniz, Dr. Aurélio da Costa Ferreira e Artur Marinha de Campos.

Dia 3
- Centro Escolar Democrático José Estêvão: Para assinalar o aniversário do seu falecimento, realizou-se na Associação de Lojistas, situada no Largo da Abegoaria, 29, 1º, uma sessão de homenagem onde participaram diversas colectividades e participaram diversos oradores. Entre eles Flávio Bastos e José de Castro.
- Maria Veleda publica o seu livro A Conquista, que foi prefaciado por António José de Almeida.

Dia 4
- Centro Escolar Republicano das Mercês: Realização das eleições dos corpos gerentes do centro, sendo eleitos: Assembleia geral: presidente, José Correia Nobre França; Direcção: presidente, Carlos Afonso Nogueira; 1º secretário, José Martins Coimbra; 2º secretário, Carlos Augusto Faria; tesoureiro, António Alvoeiro; vogais, José de Oliveira, Artur da Fonseca e Sousa e Francisco Rodrigues Pereira.
- Centro Democrático Académico de Lisboa: na sede na rua dos Remolares, , 30, 1º, realizou-se a eleição dos novos corpos dirigentes deste centro. Foram eleitos:
Direcção: Ernesto Roma, Miguel Abreu, Júlio Pereira da Costa, Gastão Messier; substitutos: Luís Pacheco, António Pinto Teixeira, Álvaro Fernandes, Eurico Nogueira e Maximiano Alves.
Comissão de propaganda: efectivos: Manuel Bravo, Dagoberto Guedes Machado Cruz, Marques da Silva e Simões Torres; Substitutos: Silva Nobre, Rodrigues de Moura, Fidelino de Figueiredo, Augusto Vilas e Antero Machado.
- Centro Democrático João Chagas (Matosinhos): em correspondência enviada ao diário republicano A Luta, informava que as aulas funcionavam regularmente e que era cada vez maior o número de alunos.

Dia 7
- Grupo Excursionista do Castelo: Assinalava-se o sexto mês do falecimento do cidadão Artur d’Oliveira Rosa, adepto da movimento liberal e livre-pensador.
- Grupo Anti-Clerical Heliodoro Salgado: estava em fase de organização este grupo que tinha por objectivo realizar sessões de propaganda anti-clericais. Os interessados deveriam pagar uma quota de 30 réis mensais e a correspondência devia ser remetida para a rua do Bemformoso, 177, 1º andar.
- Centro da Ajuda: o centro, reconhecendo a absoluta necessidade de criação de uma escola primária no sítio da Cruz da Oliveira (Monsanto), decidiu fundar uma escola no lugar. Realizou-se, por isso, uma reunião onde tomaram da palavra entre outros a professora do Centro, Maria Veleda. A sede deste centro situava-se na Rua da Bica, 27, 1º. Eram professoras neste centro para além de Maria Veleda, Georgina de Figueiredo e Olívia de Almeida.
- Centro Democrático do Socorro: Realização de um sarau em benefício do cofre de beneficência do centro com a participação do Grupo 15 de Junho e a Troupe de Bandolinistas Sarrasate.
- Grupo Tomás Cabreira: Conferência pelo Dr. Bernardino Machado, subordinada ao título “A política portuguesa”. Este centro tinha a sua sede na rua do Telhal.
- Conferência Anti-clerical: António Maceira realizou em Beja uma conferência anticlerical, no teatro Bejense. Esta iniciativa, promovida pela Junta Liberal. Apresentou o orador o Dr. Aresta Branco.
- Centro Republicano Alhandrense: inauguração da nova sede do centro, onde passaria também a funcionar uma escola, situada na Praça 7 de Maio, 1º. Participaram entre outros oradores Ana de Castro Osório, Adelaide Cabete e Dr. Eusébio Leão. Presdia à assembleia-geral deste centro o cidadão Filipe dos Reis.
- Conferência Anti-Clerical: Em Aljustrel, o Dr. José de Castro, realizou uma conferência com cerca de 500 pessoas. Procedeu à apresentação do orador Manuel Brando, que era presidente da Comissão Municipal republicana.

Dia 8
- Comissão Distrital de Lisboa: Reunião em sessão extraordinária para dar posse à nova comissão eleita.

Dia 14
- Centro Escolar de Santos: inauguração de uma nova aula, foi convidado a apresentar uma palestra o Dr. Brito Camacho. Este centro situava-se na calçada do Marquez de Abrantes, 128, 2º
- Grupo Escolar França Borges: reunião extraordinária da assembleia-geral deste centro.
- Grupo Democrático “A Juventude Republicana”: festa dos sócios desta agremiação com presença do Grupo Dramático 15 deJulho. A sede deste centro situava-se na Calçada Nova do Colégio, 6, 1º (ao Socorro).
- Comissão Instaladora do Centro Republicano de S. Pedro do Sul: reunião no Centro da Pena, com vista a angariar sócios, apelando à presença de todos os são pedrenses residentes em Lisboa.
- Centro Escolar de Santa Isabel: conferência sobre “Escola Racionalista”, pelo sr. Pinto Quartin.
- Alcochete: Comício republicano nesta localidade com a participação de Inocêncio Camacho e Celestino de Almeida.
- Centro Elias Garcia: inauguração do centro escolar com a participação de Eusébio Leão, Agostinho Fortes e Carlos Amaro.
- Almada: falecimento de Joaquim Rodrigues Arado, com 75 anos, membro do Partido Republicano, sócio fundador do Centro Capitão Leitão e que integrou a comissão municipal republicana de Almada em 1908.

Dia 15
- Centro Democrático Académico de Lisboa: este centro promoveu as seguintes conferências em diferentes centros republicanos de Lisboa:
* Belém – Dagoberto Guedes;
* Benfica – Rui Pinheiro;
* Santa Isabel – Braga Zicker;
* Alexandre Braga – Jaime Teixeira;
* Campo Grande – Armando Amaral;
* Socorro – Silva Nobre;
* Rodrigues de Freitas – Raul Proença;
* Castelo Branco Saraiva – Arlindo Monteiro;
* Afonso Costa – Tolentino Ganho;
* Mercês - Pinto Teixeira;
* Grémio Federal – Jaime Cortesão;
* Évora – Manuel Bravo;
* Seixal – Raimundo Alves;
* Loures – Bana Júnior;
* Barreiro – Trinas Júnior;
* Vila Franca – J. Marques da Costa;
* Aldeia Galega – Manuel de Moura;
* Carnaxide – Carlos Torres;
* Beato – Homem Cristo, Filho;
* Académico – Leonardo Coimbra.
Estas conferências tinham a particularidade de serem todas proferidas por alunos das escolas superiores de Lisboa, que depois se tornaram personalidades de referência durante a 1ª República ou o Estado Novo.
- Centro Elias Garcia: sessão solene para inauguração do centro escolar, onde discursaram entre outros o Dr. Eusébio Leão, Agostinho Fortes e Carlos Amaro.
- Centro Republicano de Alcântara: sessão solene comemorativa da criação da Associação Infantil. Esta associação foi criada por iniciativa da professora do centro D. Ilda Jorge. Discursaram na sessão Ana de Castro Osório, Aurora Fernandes da Silva e o Dr. Eusébio Leão, como representante do Directório do partido. Para finalizar a sessão um grupo de alunos entoou as seguintes canções: A Marselhesa, Sementeira e a Internacional. Recitaram-se ainda vários poemas, por fim, falou o sr. João Andrade e a D. Ilda Jorge, a impulsionadora da associação.
- Sessões comemorativas do 20º aniversário da implantação da República no Brasil: no Centro de S. Carlos, com uma conferência de Teófilo Braga; no Centro António José de Almeida, o conferencista foi Eusébio Leão; no Centro Latino Coelho, o conferencista foi Inocêncio Camacho. Também no Centro Republicano do Seixal se realizou uma conferência com o mesmo objectivo por Raimundo Alves. Ainda no Centro Democrático Alhandrense se realizou outra conferência com idênticos fins, sendo conferencista o sr. Francisco Filipe dos Reis.

Dia 18
- Centro Eleitoral de Belém: abertura de matrículas, para a aula nocturna de desenho, que estava prestes a iniciar-se naquele centro.
- Centro Democrático Alhandrense: conferência de Álvaro de Oliveira Paes sobre a missão educativa do Partido Republicano.

[Em continuação]

[NOTA: A imagem, com a devida vénia, foi recolhida no Arquivo Fotográfico de Lisboa]
A.A.B.M.

Sem comentários: