sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FRANCISCO MANUEL PEREIRA COELHO


Pereira Coelho nasceu em 1882 e faleceu a 16 de Julho de 1924.
Foi um respeitado e considerado republicano no Alentejo, aderiu ao Partido Republicano ainda em 1907, tornando-se muito amigo de António Aresta Branco, médico e influente eleitoral na região.
Foi Governador Civil de Beja entre 20 de Novembro de 1923 e 17 de Dezembro de 1923.
Como se referiu, no dia 20, nas efemérides de Novembro de 1909, ele foi um dos responsáveis pela propaganda do partido no Baixo Alentejo.

A.A.B.M.

3 comentários:

Carlos Pires disse...

Se esse senhor tivesse sido monárquico seria menos digno de consideração e de recordação?

Almanaque Republicano disse...

Meu Caro:

Por este estabelecimento muitos são dignos de "consideração e de recordação". Uns mais que outros, entenda-se! É a vida!

JMM

jfsr.blog@gmail.com disse...

Grande Mestre da FDUC, seria o filho do biografado:
Prof. Doutor Francisco Manuel Pereira Coelho
Nasceu em Beja a 28 de Fevereiro de 1925.Carreira Académica. Doutor em Direito em 1956. Professor Catedrático desde 1971. Leccionou: Direito das Obrigações; Direito da Família; Direito das Sucessões; Processo Civil; e Direito Civil.Cargos exercidos. Presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Direito.Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Direito. Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Direito. Membro da Comissão de Reforma do Código Civil. Presidente da Comissão para o Enquadramento Legislativo das Novas Tecnologias. Vogal da Secção Portuguesa da Comissão Internacional do Estado Civil.
Distinções:Membro da “Association Henri Capitant”. Membro do Instituto do Direito Comparado Luso-Brasileiro. Comenda da Ordem do Cruzeiro do Sul. http://www.uc.pt/fduc/corpo_docente/galeria_retratos/pereira_coelho