quinta-feira, 12 de novembro de 2009

GAZETA DOS CAMINHOS DE FERRO



"A Gazeta dos Caminhos de Ferro, inicialmente com o subtítulo, De Portugal e Espanha, surgiu em Lisboa a 15 de Março de 1888, e publicou-se até Dezembro de 1971.

Foi dirigida inicialmente por L. de Mendonça e Costa, com a redacção em Espanha a ser assegurada por D. Juan Eloy de Bona, filho de D. Francisco Javier de Bona, redactor principal da Gaceta. Nas páginas da Gazeta encontramos informação e documentação da maior relevância para a história dos caminhos-de-ferro, pois aborda os mais diversos aspectos: tarifas de transporte, informação sobre as linhas em Portugal, nas colónias e no estrangeiro, descrições de viagens, relatórios e contas das diversas companhias, cotações dos títulos de caminhos-de-ferro nas bolsas de Lisboa e Porto, receitas, despesas, legislação, estatística, publicidade, entre muitos outros assuntos, constituindo uma fonte incontornável para o estudo e o conhecimento da actividade dos caminhos-de-ferro em Portugal, desde o século XIX até à segunda metade do século XX, da maior utilidade para os investigadores, estudantes, professores, e público interessado.

Ao todo, são quase 30.000 imagens, acessíveis AQUI e AQUI"

Existências na Hemeroteca Digital:

- Gazeta dos Caminhos de Ferro de Portugal e Espanha; Dir. Leonildo de Mendonça e Costa (1849-1922): Ano I, nº1 (15 de Março de 1888);

- Gazeta dos Caminhos de Ferro [continua a Gazeta dos Caminhos de Ferro de Portugal e Hespanha]; Dir. Leonildo de Mendonça e Costa (1849-1922)[depois J. Fernando de Sousa;...;Luís da Costa]: Ano 15, nº337 (1 de Janeiro de 1902) ao Ano 83, nº 1935 (Jan./Dez. 1971).

J.M.M.

Sem comentários: