domingo, 8 de novembro de 2009

LEILÃO DA COLECCÃO CAPUCHO



Vai decorrer amanhã e depois, 9 e 10 de Novembro, pelas 15 horas, a III Parte do Leilão da Colecção António Capucho, que vai ser realizado pelo Palácio do Correio Velho.

Pode ler-se na apresentação do leilão:
Já há muito que ouvíamos falar da Biblioteca de António Capucho como uma das melhores do nosso país em mãos particulares, não só pela raridade de muitas das suas espécies bibliográficas, como pela cuidada e inteligente escolha que o distinto bibliófilo e coleccionador de ar te empregara na aquisição dos seus cimélios.
Enorme foi a alegria sentida quando, depois de adjudicado o leilão desta biblioteca pelo Palácio do Correio Velho, nos foi concedida a honra de estudarmos e catalogarmos este conjunto, tarefa que tem vindo a ser feita desde Março do corrente ano. Com dois leilões já realizados, procede-se agora à venda da terceira par te desta biblioteca. A fama adquirida ao longo do tempo por esta colecção é bem reflexo do douto critério, da procura lúcida e paciente e do bom gosto literário do apaixonado bibliófilo. E, tal como tínhamos previsto, os dois primeiros leilões constituíram um enorme êxito junto do público, congregando centenas de amadores de livros, que tiveram a opor tunidade de adquirir numerosas jóias literárias e bibliográficas reunidas nesta biblioteca, a cuja organização e estudo António Capucho dedicou grande par te da sua vida. São disso prova os trinta dossiers manuscritos de fichas sobre bibliografia por tuguesa que deixou e que permanecem como um impor tante trabalho de referência, testemunhando a profunda minúcia e a atenção com que estudava os seus livros.


Sendo uma biblioteca formada por um apaixonado coleccionador, António Emídio Ferreira de Mesquita da Silva Capucho, onde se podem encontrar obras preciosíssimas ligadas a variados assuntos,com destaque para os Descobrimentos, monografias locais, culto de Santa Isabel, novenas, folclore, diários, arquivos nobiliárquicos, entre múltiplas temáticas. Estas obras cronologicamente abragem um vasto período que vai do século XVI ao século XX.

Este leilão, merece a melhor atenção de todos os amantes da bibliofilia, devido à riqueza e raridade de muitas das obras que são apresentadas. O Catálogo pode ser consultado AQUI.

A.A.B.M.

Sem comentários: