segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

MOSTRA BIBLIOGRÁFICA - PERIÓDICOS LISBOETAS NA HEMEROTECA MUNICIPAL


Mostra Bibliográfica - Periódicos Lisboetas na Colecção da Hemeroteca Municipal (Séculos XVIII – XX)

Esta mostra reúne alguns dos títulos de jornais e revistas lisboetas mais importantes existentes na colecção da Hemeroteca Municipal de Lisboa, com informação detalhada sobre a vida de cada um deles.

Pretende-se promover estas colecções de periódicos junto dos utilizadores da biblioteca, pois os exemplares expostos constituem fontes da maior importância para o conhecimento e estudo da cidade de Lisboa.

De 8 de Fevereiro a 20 de Março no horário da Biblioteca.


O mais antigo periódico existente na coleccção é a Gazeta de Lisboa. Fundada em 1715, a “Gazeta”, é um longínquo antepassado daquilo que hoje se publica com o título Diário da República.

O Jornal Encyclopédico começou a ser publicado em 1820. Mais tarde, mas ainda no século XIX surgiu o Comércio e Industria, que divulgava as biografias e respectivos retratos de figuras de relevo ligadas à cidade, como Rosa Araújo, Henrique Burnay, entre muitos outros. Ainda deste século é o suplemento do Jornal de Comércio, Semana de Lisboa, publicado a partir de Janeiro de 1893.

Publicados no século XX encontram-se expostos títulos como o Diário de Lisboa, fundado em 1921, por Joaquim Manso, e que se manteve até 1990. O Comércio da Ajuda e a Voz dos Mercados, embora com notícias de carácter geral, principalmente o primeiro, abordam temas relacionados com os mercados e os comerciantes. Por sua vez, os jornais e revistas A Cidade, Olisipo, A Capital, Lisboa em…, Jornal de Lisboa, Avenida e Heraldo, contêm tudo o que o leitor procura saber sobre a capital, nas suas mais variadas vertentes. Constituindo excelentes repositórios de factos, tradições e personagens que marcaram a vida lisboeta ao longo do tempo.

Fornecendo informação pormenorizada sobre cada jornal, a mostra pretende promover estas colecções de periódicos junto dos utilizadores da biblioteca, que podem ainda assistir ao ciclo de conferências Para a História do Jornalismo Lisboeta (Séculos XVIII – XX), a decorrer no mês de Março.

Este evento pode ser consultado AQUI.

Uma exposição a visitar e a divulgar.

A.A.B.M.

Sem comentários: