quinta-feira, 11 de março de 2010

CARTAS DE MANUEL TEIXEIRA GOMES A JOÃO DE BARROS



Amanhã, vai realizar-se, em Portimão, a apresentação do livro Cartas de M. Teixeira Gomes a João de Barros. Esta obra resulta da preservação da importante colectânea de correspondência enviada pelo antigo Presidente da República ao poeta, pedagogo e político João de Barros.

Pode ler-se na apresentção da obra, na Câmara Municipal de Portimão:

Uma série de cartas e postais enviados entre estas duas eminentes figuras intelectuais da I República portuguesa, nas quais se abordam temas como literatura, política ou simplesmente os desabafos de Manuel Teixeira Gomes exilado em Bougie (actual Bejaia/Argélia), ao seu amigo de longa data, compreendendo a correspondência seleccionada entre 1905 e até poucos meses antes da sua morte, em Outubro de 1941.

A organização e coordenação das cartas coube a Manuela Azevedo, a jornalista com mais tempo de actividade e responsável pela publicação de outros títulos da correspondência de João de Barros como Cartas a João de Barros e Cartas Políticas a João de Barros.

A cerimónia de apresentação vai ter lugar às 18.30, no Museu de Portimão, ficando a apresentação da obra a cargo do ex-ministro e professor universitário Nuno Severiano Teixeira.

Uma actividade a acompanhar com todo o interesse e uma obra a não perder.

A.A.B.M.

Sem comentários: