quarta-feira, 17 de março de 2010

PRÉMIO JOAQUIM DE CARVALHO PARA LUÍS REIS TORGAL


A Imprensa da Universidade de Coimbra decidiu atribuir o Prémio Joaquim de Carvalho ao Professor Doutor Luís Reis Torgal pela publicação da sua obra "Estados Novos. Estado Novo", que em devido tempo aqui divulgamos.

Luís Manuel Soares dos Reis Torgal, filho de pai médico e de mãe doméstica, pôs termo a uma carreira de 37 anos como professor universitário. Nascido na rua Corpo de Deus, em Coimbra, a 14 de Janeiro de 1942, só se tornou bom aluno a partir do sexto ano do liceu. Licenciou-se em História em 1966, doutorou-se em 78 e tornou-se catedrático em 87. Onze anos depois, estava a formar o CEIS20 (Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX). Pode consultar algumas das suas opiniões na entrevista concedida à revista Rua Larga, a consultar AQUI.

O centro que ajudou a fundar também faz eco da notícia AQUI.

Uma conquista que saúdamos e que permite um reconhecimento ao trabalho desenvolvido por este historiador, ao longo de várias décadas, na Universidade de Coimbra e por outras instituições de ensino superior em Portugal e no estrangeiro, onde apresentou e coordenou cursos e conferências.

A.A.B.M.

Sem comentários: