terça-feira, 6 de julho de 2010

A IMPRENSA LOCAL E O CENTENÁRIO DA REPÚBLICA



Uma das principais armas de propaganda política utilizadas, fomentadas e desenvolvidas pelos republicanos, no período da propaganda e mesmo durante a vigência do regime foi a imprensa. Os republicanos dispuseram de grandes órgãos na imprensa portuguesa da época como O Século, O Mundo e a Luta, entre muitos outros. Actualmente verificamos que a imprensa escrita vive para o futebol, para a notícia que vende de imediato, mas pouco ou nada aposta em jornalismo de investigação, em análise aprofundada ou critica fundamentada.

Pesquisando entre os jornais disponíveis com página na internet descobrimos alguns que dedicam algum do seu espaço à implantação da República na sua região ou mesmo no País. Assim, na região autónoma dos Açores, no jornal A União, encontram-se algumas referências e opiniões sobre a questão da República.

Em Águeda, a Soberania do Povo, através de Deniz Ramos, Luísa Mello ou Manuel José Homem de Melo têm um alguns artigos sobre a evolução do republicanismo na terra desde o 31 de Janeiro, embora não existindo ligação ou continuidade entre si.

Na região da Guarda, o semanário Terras da Beira tem dedicado alguns artigos à questão, só que não estão acessíveis aos utilizadores, torna-se necessário ser assinante para poder ler integralmente os artigos.

Na região ribatejana, o Correio do Ribatejo dedicou vários artigos às comemorações do Centenário da República, elaborando biografias como esta ou analisando o papel do jornal no avanço da ideia republicana no distrito de Santarém.

Em Sesimbra, o semanário O Sesimbrense dedicou também um artigo à questão da implantação da República em Sesimbra, tendo o director realizado uma conferência sobre o assunto de que se dá conta no respectivo jornal.

Em Setúbal, o trissemanário, O Setubalense, dedicou já um conjunto de artigos à questão, em especial nos assuntos de âmbito local que pode ser consultado Aqui.
Ainda na região de Setúbal, o Setúbal na Rede deixa também algumas notas sobre as comemorações do Centenário da República, em particular na cidade, destaque-se o texto de João Madeira, intitulado “Evocar a República sem rasurar a História” que pode ser consultado Aqui.

No Distrito de Faro encontramos o Barlavento, com alguns artigos dedicados às comemorações do Centenário da República. No Terra Ruiva, de S. Bartolomeu de Messines, concelho de Silves, tem dedicado alguma atenção à temática, com notas biográficas e problemas locais. No jornal da diocese do Algarve, A Folha de Domingo, o padre Afonso Cunha dedicou também alguns artigos à análise da questão religiosa durante a República. Finalmente, o jornal que mais artigos tem, dedicados à temática da República, em todos os que analisámos é o Região Sul, que se publica em Almancil, concelho de Loulé, com o Dr. Libertário Viegas a acompanhar os antecedentes e o início da República na região.

São contributos esparsos, mas se algum dos nossos amigos ledores nos informar na caixa de comentários ou via mail de outros periódicos que estejam a dedicar alguma atenção à questão que nos tem ocupado e que pode ser do interesse mais pessoas iremos certamente divulgar o assunto.

Agradecem-se mais colaborações nesta pesquisa.

A.A.B.M.

2 comentários:

Nuno Sotto Mayor Ferrao disse...

Caríssimos Senhores,

Fico grato com esta inventariação dos periódicos onde se podem encontrar referências à implantação da República. Tenho um blogue cultural em que trato no meu último "post" a obra política e intelectual de Manuel de Brito Camacho para o caso de haver curiosidade em visitá-lo ou divulgá-lo.

Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Também o Diário do Alentejo tem vindo a publicar uma excelente separata sobre a Républica no distrito de Beja. O próximo número e último sai na edição de dia 30.
Aurélio Nuno Cabrita