terça-feira, 28 de setembro de 2010

ALMA NACIONAL - REVISTA REPUBLICANA



REVISTA: ALMA NACIONAL (reedição fac-similada)
DIA: 29 de Setembro (18,30 horas) - FNAC do Chiado
EDITOR: Paradela de Abreu

ALMA NACIONAL. Revista republicana - [I Série, nº1 (10 de Fevereiro 1910) à III Série, nº34 (29 de Setembro 1910)], Lisboa; Director: António José de Almeida; Colaboradores: A. De Matos Silveira, Agostinho de Lemos, Álvaro Vaz, António Ferrão, António José de Almeida, Aquilino Ribeiro, Basílio Teles, Emílio Costa, Estevão Correia, Estêvão de Vasconcelos, Guerra Junqueiro, João de Freitas, José de Lacerda, Leão Magno Azevedo, Manoel de Sousa Pinto, Mário Gomes, Miguel Bombarda, Raul Proença, Teixeira de Queiroz, Teófilo Braga, Tomás da Fonseca; Administração e Redacção, Rua da Emenda, 36, Lisboa; Impressão na Typ. A Editora, Lisboa; publica-se às quintas-feiras; 34 numrs, 544 pgs.

[Alma Nacional] "crónica severa, e ao mesmo tempo agitada, da nossa vida e a precursora da pátria nova(...) uma revista patriótica e um órgão de solidariedade universal (...) arma de combate contra a monarquia, elemento de educação para o povo e instrumento de propaganda nacional, levado à Inglaterra numa edição inglesa, e a todo o mundo numa edição francesa, de modo a integrar Portugal na corrente de opinião pública europeia. Não será uma obra truculenta, mas um grito de indignação e de revolta (...) será a revista de todos, da plebe, dos trabalhadores, dos oprimidos de hoje."

"Ela vai ser, por intermédio dos homens ilustres que o hão-de colaborar, um dos legítimos representantes do espírito nacional (...)

O que a Alma Nacional vai ser é um jornal humano. De orientação revolucionária, revolução para ela não quer dizer morticínio, destruição" [cf. Daniel Pires]

J.M.M.

2 comentários:

Anónimo disse...

Urgente: para um trabalho sobre Aquilino Ribeiro, citei um artigo do escritor, dado pelos Cadernos Aquilinianos (nº15 de 2004) - "A arte em Portugal" - como tendo tido publicação na Alma Nacional nº19, "em 16 de Novembro de 1910, pp.289-294". Vejo agora aqui que a publicação acabou em Setembro de 1910! Alguém me consegue dar a data exacta deste texto? Vivo longe de Lisboa e a BN tem um sistema complicado de acesso a certos fundos, como presumo que seja o caso.

Anónimo disse...

Consultando a revista "Alma Nacional", nº 19, de 16-06-1910,encontra-se o artigo que refere. A única situação a alterar é a data que consta nos seus dados. De resto confirmam-se os restantes elementos.
Esperando ter sido útil.
A.A.B.M.