terça-feira, 21 de setembro de 2010

A "LITERATURA DE INTUITOS" NO TEMPO REPUBLICANO


Vai realizar-se, hoje, 21 de Setembro, pelas 18 horas, na Livraria Almedina-Estádio, em Coimbra, uma conferência do Professor José Carlos Seabra Pereira, Coordenador Científico do Centro de Estudos Camonianos.

“A ‘Literatura de Intuitos’ deu inegável contributo para o advento da República”. É com esta convicção que José Seabra Pereira aborda o tema da última sessão do ciclo “100 Anos da República”. O docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) intervém na próxima terça-feira, 21 de Setembro, às 18 horas, na livraria Almedina Estádio Cidade de Coimbra. A entrada é livre.

Dominante na primeira década do século XX, a ‘Literatura de Intuitos’ marcou a dinâmica do campo literário português. “Essa corrente repudiava a legitimidade da literatura como jogo formal e gozo artístico, e até punha em causa a pertinência da autonomia da arte”, explica Seabra Pereira.

‘Literatura de Intuitos’ é uma expressão que críticos e escritores do início do século XX, integrados numa corrente vitalista e emancipalista, utilizaram para distinguir a sua produção literária e o programa estético-ideológico a que ela obedecia.

Segundo José Seabra Pereira, o movimento promovia uma literatura de actualidade e de intervenção, com uma missão ética e social, empenhada na subversão dos modelos tradicionais de mentalidade e de comportamento, comprometida no combate de ideias e nas movimentações políticas - em nome de opções "progressistas".

“É, no fundo, uma literatura militante que, ao mesmo tempo, retoma a tradição crítica e mobilizadora da poesia tribunícia e da narrativa naturalista e, ao mesmo tampo, lhe dá feição neo-romântica ao serviço de novas temáticas, mais ousadas no plano da emancipação cultural das consciências e da emancipação político-económica dos cidadãos”, resume o actual Coordenador Científico do Centro de Estudos Camonianos (FLUC).

A importância da ‘Literatura de Intuitos’ é apenas uma das facetas da República destacadas na livraria Almedina Estádio. Nos últimos 6 meses, investigadores do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20) analisaram, entre outros, o conceito de ideia republicana, de ética, de religião, e de presidencialismo republicano.

O ciclo “100 Anos da República” foi organizado pela Almedina, com a colaboração do CEIS 20 e da Ideias Concertadas. Conta ainda com a coordenação científica de Maria Manuela Tavares Ribeiro.



Uma actividade a acompanhar com todo o interesse.

A.A.B.M.

Sem comentários: