sábado, 18 de setembro de 2010

O 5 DE OUTUBRO POR QUEM O VIVEU. REPORTAGENS, DEPOIMENTOS E RELATÓRIOS



Pela primeira vez num só volume, colocamos à disposição do público um conjunto pouco vulgar de fontes escritas pelos mais conhecidos jornalistas coevos e pelos militares e civis actores do 5 de Outubro, desde os mais destacados elementos da revolução até ao mais obscuro voluntário da Rotunda.

Com organização e notas de António Ventura, professor catedrático da Faculdade de Letras e director do Centro de História da Universidade de Lisboa, aqui se reconstituem as jornadas revolucionárias de 3, 4 e 5 de Outubro de 1910, através de testemunhos que nos ajudam a compreender os antecedentes, o curso dos acontecimentos e as motivações daqueles que tudo arriscaram em nome da mudança de regime.

No seu conjunto, estes escritos elaborados por participantes, testemunhas ou contemporâneos com visões parcelares dos acontecimentos, constituem, na sua pluralidade e até pelo carácter contraditório de alguns, um conjunto valioso para a compreensão da Revolução Republicana, cem anos depois.


Da Introdução de António Ventura

Uma obra imprescíndível para os investigadores, porque reúne alguns textos já pouco vulgares, bem como disponibliza alguns relatórios que foram apenas publicados na imprensa. Por outro lado, permite o acesso a um conjunto de documentos importantes para melhor compreender os acontecimentos de 1910. Uma iniciativa editorial dos Livros Horizonte que não podemos deixar de assinalar.

[NOTA: Os negritos e itálicos são da nossa responsabilidade].

A.A.B.M.

Sem comentários: