terça-feira, 28 de setembro de 2010
OS HOMENS DO 5 DE OUTUBRO
O Prof. Doutor António Ventura, vai proceder à apresentação da sua nova investigação Os Homens do 5 de Outubro conforme o convite que se segue:
C O N V I T E
A Ésquilo edições e multimédia e a CELIVRARIAS têm o prazer de convidar V. Ex.ª para assistir à conferência-lançamento do livro «Os Homens do 5 de Outubro — Nos Bastidores da Revolução» da autoria de António Ventura, que terá lugar na Livraria CEBUCHHOLZ/LEYA (antiga Livraria Buchholz), Rua Duque Palmela, 4 (ao Marquês de Pombal), Lisboa, quarta-feira, 29 de Setembro, às 19h30.
A apresentação da obra estará a cargo do Prof. Doutor António Reis. Seguir-se-á uma conferência do autor subordinada ao tema do livro, no âmbito das Comemorações do Centenário da República.
Pode ler-se na Introdução:
O presente livro é um livro de entrevistas, mas de entrevistas ocorridas há exactamente 100 anos, com protagonistas há muito desaparecidos do mundo dos vivos. Todas elas estão relacionadas com a proclamação da República e dizem respeito a personalidades muito diversas: dirigentes e membros do Directório do Partido Republicano envolvidos nos preparativos revolucionários, outros destacados militantes com ampla experiência conspirativa mas que não tiveram um papel activo, ou porque estavam no exílio ou porque se encontravam detidos, militares que dirigiriam a revolução e outros que nela tiveram um papel secundário ou mesmo lateral, revolucionários civis, carbonários, membros da Maçonaria, nomeadamente da sua Comissão de Resistência, simples republicanos desconhecidos e meros espectadores. No seu conjunto, estas entrevistas são valiosas e esclarecedoras pelas visões multifacetadas e até pelo pitoresco de algumas delas. São exemplares, pela diversidade dos entrevistados, desde figuras cimeiras da Revolução e do Partido Republicano até simples populares que não passaram de testemunhas acidentais dos acontecimentos, e também pelos pormenores e comentários que apresentam. São mais um contributo para uma reconstituição desses dias decisivos na História Contemporânea de Portugal.
Uma actividade a não perder.
A.A.B.M.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário