sexta-feira, 1 de outubro de 2010

COLÓQUIO CORPORATIVISMO FASCISMOS E ESTADO NOVO


Vai realizar-se nos próximos dias 15 e 16 de Outubro de 2010, um importante colóquio, com um excelente leque de investigadores, para abordar e desbravar o difícil campo do corporativismo.

Historiadores, economistas,sociólogos, politólogos, entre outros especialistas das Ciências Sociais vão apresentar as diferentes abordagens que se têm feito do tema: Corporativismo.

Com uma comissão científica garantida pela qualidade do Professor Fernando Rosas e do Doutor Álvaro Garrido, devem passar pelo Sala Multiusos do Edifício ID, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa cerca de duas dezenas de investigadores com créditos firmados.

Entre os investigadores que vão apresentar o resultado das suas pesquisas e investigações temos, para além dos acima referidos: Diogo Freitas do Amaral, António Costa Pinto, Luís Reis Torgal, José Maria Brandão de Brito, António Manuel Hespanha, Manuel Lucena, Carlos Bastien, Fátima Patriarca, Maria Fernanda Rollo, Dulce Freire, José Luís Cardoso, Fernando de Oliveira Baptista, João Paulo Avelãs Nunes, Joana Dias Pereira e José Carlos Valente.

Uma oportunidade invejável para compreender melhor o funcionamento, a regulação económica, a ideologia, a doutrina, o controlo social e a organização que funcionou em Portugal durante o período da "República Corporativa" instituída pelo Estado Novo.

Uma actividade a não perder.

A.A.B.M.

Sem comentários: