quarta-feira, 27 de outubro de 2010

DEPUTADOS, PROCURADORES, SENADORES E MINISTROS NATURAIS DO DISTRITO DE BRAGA


LIVRO: "100 Anos da República — Deputados, Procuradores, Senadores e Ministros Naturais do Distrito de Braga"
AUTOR: Joaquim da Silva Gomes
EDITOR: C.N.C.C.R / Governo Civil de Braga

"Em ‘100 Anos da República — Deputados, Procuradores, Senadores e Ministros Naturais do Distrito de Braga’, Joaquim da Silva Gomes analisa todos os deputados, procuradores e senadores, naturais do distrito de Braga, e que ao longo dos cem anos da República ocuparam cargos no Congresso da República, que era composto por duas Câmaras: a dos Deputados e a do Senado (durante a Primeira República); na Assembleia Nacional e na Câmara Corporativa (durante o Estado Novo) e finalmente na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República (durante a Democracia).

Para além destes parlamentares, esta obra analisa ainda os 19 ministros, naturais do distrito de Braga, e que exerceram funções governamentais ao longo dos 100 anos da República.

Um pequeno capítulo refere-se ainda aos presidentes do Parlamento, naturais do distrito de Braga. Ocuparam este cargo apenas três bracarenses.

Este trabalho está dividido em três períodos: o primeiro refere-se à Primeira República (1910-1926); o segundo refere-se ao Estado Novo (1933-1974) e o terceiro refere-se ao período da Democracia (1974-2010).

Existem ainda capítulos dedicados a cada concelho do distrito de Braga e ainda um referente a uma análise comparativa por concelho. De todos os políticos aqui referenciados é feito um resumo do seu percurso político, mas também social, profissional e académico
" [LER MAIS AQUI]

"É uma obra de elevado interesse historiográfico para o distrito e para o país e que compila informação sobre mais de centena e meia de parlamentares, procuradores, senadores e ministros naturais do nosso distrito que desempenharam funções no âmbito do poder deliberativo e executivo, entre 1910 e o ano em curso (...)

No caso de Fafe, são referidos, no quadro da Primeira República (1910-1926), os deputados Artur Alberto Camacho Lopes Cardoso (que foi também ministro da Justiça, por três ocasiões, entre 1919 e 1923), Maximino de Matos e Miguel Augusto Ferreira (este, embora não fosse daqui natural, era-o afectiva e efectivamente)..." [LER MAIS AQUI]

J.M.M.

Sem comentários: