sexta-feira, 12 de novembro de 2010

CENTENÁRIO DA REPÚBLICA EM TORRE DE MONCORVO


Amanhã, 13 de Novembro, pelas 15 h, no Auditório do Museu do Ferro e da Região de Moncorvo, o jornalista Rogério Rodrigues, realiza uma conferência intitulada Subsídios para a História da Maçonaria e dos ideais republicanos em Trás-os-Montes e Alto Douro.

Para mais informações ver AQUI.

Uma iniciativa louvável, longe dos grandes centros, mas onde a actividade de alguns republicanos teve certamente algum impacto e que merece os dois livros recentemente apresentados naquele concelho. Um intitulado “História da Primeira República em Torre de Moncorvo 1910-1926", da autoria de Adília Fernandes. Outro intitulado “História Política de Torre de Moncorvo 1890-1926”, da autoria de António Júlio Andrade. Obras que não conhecemos, mas que temos muita curiosidade de vir a encontrar.

Uma actividade digna de divulgação e do melhor acompanhamento por parte dos transmontanos, com os votos do maior êxito.

A.A.B.M.

1 comentário:

artur salgado disse...

Também Ernesto Rodrigues tem escrito sobre a República no seu livro " 5 de Outubro - Uma Reconstituição,da Gradiva,1ª Edição, Fevereiro de 2010.Ao contrário dos amigos Rogério e Ernesto outros transmontanos comungaram e conspiraram contra a República.Não esquecendo,pelas piores razões, o Olímpio( O dente de ouro)outros de mais posses e de outros valores culturais e mais refinados combateram pelo fascismo.
Nas palavras escritas pelo historiador Rosas nas eleições que tiveram lugar no dia 16 de Dezembro de 1934,as primeiras legislativas de acordo com a Constituição de 1933e que estrutura constitucionalmente o fascismo português,ainda que o próprio Salazar não tenha votado.
Ou por recear qualquer coisa ou porque o médico assistente o tenha aconselhado a não sair de casa, o que é facto é que três transmontanos foram candidatos a Deputados para a Assembleia Nacional.
Artur Águedo de Oliveira nascido na Horta da Vilariça (Moncorvo)a 30/05/1894,era vice-presidente do Tribunal de Contas e foi Sub-Scretário de Estado das Finanças desde 1931 até Outubro de 1934.
De Freixo de Espada-à-Cinta era o candidato o médico - veterinário António Augusto Aires,com 42 anos.
De Bragança surge Maria baptista dos Santos Guardiola,nascida em 13/01/1895.Era licenciada em Ciências Matemáticas e ensinara no liceu Maria Amália Vaz de Carvalho de cujo liceu chegou a ser reitora.Esta discìpula de Salazar foi vogal do Conselho Superior da Instrução Pública. foi,também a 1ª Comissária Nacional da Mocidade Portuguesa Feminina.
Vai fazer no próximo dia 16 de Dezembro 76 anos que os candidatos a deputados não tinham concorrentes.Era a lista ùnica..e sem fiscalização.Por esse tempo,um pouco antes outro transmontano tinha sido Ministro dos Negócios Estrangeiros,de seu nome Henrique Trindade Coelho com raízes em Mogadouro.