domingo, 14 de novembro de 2010

EXPOSIÇÃO: TEIXEIRA GOMES, OS ANOS DO PORTO


Vai ser inaugurada amanhã, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, a Exposição Teixeira Gomes, Os Anos do Porto.

Esta exposição recorda o período da vida de Manuel Teixeira Gomes, no início dos anos oitenta do século XIX, quando se instala na cidade do Porto e contacta algumas figuras marcantes na vida da cidade invicta. Destacam-se as relações de amizade que estabeleceu com Soares dos Reis e Marques de Oliveira, mas também com Basílio Teles, Júlio de Matos, Maximiano de Lemos, Joaquim de Araújo, Queirós Veloso, Emídio de Oliveira, João Chagas, Xavier de Carvalho, Ricardo Malheiro, entre outros, que se reuniam na padaria que pertencia ao pai de José Pereira de Sampaio (Bruno) situada na Rua do Bonjardim [Gama, Manuel, O Pensamento de Sampaio Bruno, INCM, Lisboa,1994, p. 37]. Por vezes acompanhados por Silva Pinto, mas sobretudo com orientação de Bettencourt Rodrigues, de um cidadão espanhol Fernando Garrido e de um cirúrgião indiano de nome Colasso que funcionaram como mestres para este grupo de intelectuais portuenses do final dos século XIX e início do século XX.

Pode ler-se na nota de apresentação desta exposição:

É evocado o Republicano, o Escritor e o Coleccionador que ofereceu ao Museu o seu Retrato pintado pelo amigo Marques de Oliveira e o da filha do Visconde de Meneses, a quem o ligaram sentimentos cuja memória não quis deixar apagar.

Em 1924 passa de novo na cidade, agora como Presidente da República. A sua visita é pretexto para, na exposição, se evocar a cidade desses novos anos.

Esta exposição que conta com a colaboração do Museu de Portimão, estará aberta até Março do próximo ano e ao longo deste tempo serão editados quatro números mensais do jornal da exposição.


Uma exposição que recomendamos a todos os nossos ledores, em particular os da cidade do Porto.

A.A.B.M.

Sem comentários: