domingo, 5 de dezembro de 2010

ENCRUZILHADAS - MANUEL TEIXEIRA GOMES, LUZ E SOMBRA NO HORIZONTE INCERTO


Na próxima sexta-feira, dia 10 de Dezembro, no Auditório do Museu de Portimão, vai realizar-se o colóquio Encruzilhas - Manuel Teixeira Gomes: Luz e Sombra no Horizonte Incerto, que conta com a coordenação científica do Prof. José Manuel Tengarrinha.

Afirma-se na nota informativa deste colóquio:
O Colóquio Manuel Teixeira Gomes, Luz e Sombra no Horizonte Incerto, é um importante encontro científico que vai juntar alguns dos melhores investigadores em História Contemporânea e que contribuirá para lançar luz sobre a participação de Manuel Teixeira Gomes neste período crucial para o nosso país que cobre os últimos anos da Monarquia, a implantação da República, a participação de Portugal na Grande Guerra e as complexas negociações que levaram à Paz; e igualmente a instabilidade política e as vicissitudes dos governos da Primeira República, nomeadamente os do mandato presidencial do escritor e diplomata portimonense.

Participam no colóquio:
- Fernando Rosas: Teixeira Gomes e a Nova República do pós-guerra
- Maria João Raminhos Duarte: Teixeira Gomes e a Oposição ao Estado Novo
- António Ventura: A Maçonaria e a I República
- Duarte Ivo Cruz: Manuel Teixeira Gomes e as negociações do Tratado de Versalhes (1919)
- Isabel Nobre Vargues: O jornalista Norberto Lopes e o cidadão de Bougie, Teixeira Gomes: um encontro no exílio e um estudo para a história e memória política e cultural da República
- Fernanda Rollo: A República e o Desenvolvimento
- Mostafa Zekri: Mediterrâneo e Mediterraneidade
- António Valdemar: Temporalidade e Intemporalidade de Manuel Teixeira Gomes

No final do colóquio, proceder-se-á à apresentação da obra Portimão e a Revolução Republicana, coordenada pelo Prof. José Tengarrinha.

A.A.B.M.

Sem comentários: