segunda-feira, 13 de dezembro de 2010


No próximo sábado, dia 18 de Dezembro de 2010, no Arquivo Municipal de Loulé, pelas 15 horas, vai realizar-se uma conferência sobre um dos republicanos locais: Paulo Madeira um louletano da República.

Pode ler-se na nota de imprensa sobre o evento que nos foi enviada para divulgação:

Paulo Madeira destacou-se no período da propaganda republicana nos últimos anos da Monarquia. Natural de Alte, fundou em Loulé, em 1909, e dirigiu um jornal republicano, anti-clerical intitulado “O Povo Algarvio”.

Com uma linguagem dura e por vezes bastante violenta para com os sacerdotes, envolveu-se em confronto directo com os Padres de Paderne e S.Sebastião de Loulé, o que lhe valeu dois processos em Tribunal e, neste último caso, a prisão.

Depois de implantada a República continuou com os seus artigos a denunciar processos de corrupção e atropelos à legalidade, desta feita por seus antigos correligionários o que lhe acarretou dissabores, o fim do jornal em 1912 e a sua retirada para a Argentina, desiludido com o rumo da República, e onde acabaria por morrer nos anos trinta.

O conferencista, Luís Guerreiro, é Chefe de Divisão da Cultura e Museus da Câmara Municipal de Loulé. Engenheiro de formação, desde cedo se interessou pela área da História. A par das funções que exerce na Autarquia, é também investigador da História local e regional.


Uma actividade de âmbito local a não perder.
A.A.B.M.

Sem comentários: