domingo, 30 de janeiro de 2011

FRANCISCO GRANDELA NA ACADEMIA PORTUGUESA DA HISTÓRIA



Na próxima quarta-feira, dia 2 de Fevereiro de 2011, pelas 15 horas, vai ser apresentada a comunicação Francisco Grandella - Comerciante e Republicano, pelo académico de número Prof. Doutor Miguel Corrêa Monteiro, na Academia Portuguesa da História.

Recorde-se que Francisco Grandela, nascido em 1853, filho de médico de província, começou actividade como marçano aos 11 anos de idade, foi o fundador, em 1881, da Loja do Povo que constituiu a primeira experiência comercial daquele que viria a ser o dono dos célebres Armazéns Grandella, em Lisboa. Modelando o seu ambicioso projecto pelo exemplo dos armazéns Printemps parisienses, prosperou rapidamente. Fundou o Teatro da Rua dos Condes e o célebre Club dos Makavenkos sobre que deixou impressas as respectivas Memórias (1919).

Foi um empresário português que construiu um dos maiores impérios comerciais da viragem do século XIX para o século XX. As suas técnicas comerciais assentaram na propaganda e no preço fixo. Com a fundação dos Armazéns Grandela na Baixa lisboeta, conseguiu empreender uma concorrência comercial muito forte ao pequeno comércio, com preços mais baixos. De ideologia republicana, participou na primeira vereação republicana de Lisboa, em 1908, amigo íntimo de Afonso Costa, veio a ser um dos principais defensores e mecenas do regime implantado a 5 de Outubro de 1910, tendo mesmo chegado a financiar as actividades conspirativas e revolucionárias do Partido Republicano.

Faleceu no seu palacete da Foz do Arelho em 20 de Setembro de 1934.

Sobre Francisco Grandela, publicou recentemente António Mendes Nunes, no diário i dois interessantes artigos, que podem ser consultados AQUI e AQUI.

Uma iniciativa a todos os títulos interessante, para se descobrir novas facetas daquele que deixou uma empresa comercial com bastante impacto durante grande parte do século XX.

Uma actividade a não perder.

A.A.B.M.

Sem comentários: